Oliveira do Hospital recebe evento sobre inovação em Água e Ambiente

Oliveira do Hospital recebe evento sobre inovação em Água e Ambiente

Categoria Águas, Ambiente

A sessão “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” dedicada ao tema “Água e Ambiente”, vai decorrer no próximo dia 20 de novembro, no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital. Em debate estarão os seguintes temas: “avaliação, monitorização e proteção de ecossistemas, gestão e utilização eficiente de recursos hídricos, redução, gestão, tratamento e valorização de resíduos e uso eficiente de solos e ordenamento”, pode ler-se numa nota enviada à imprensa.

A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um Workshop temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde terá lugar um Focus Group Meeting que incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas.

Entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 363,7 M€ em projetos enquadrados na área temática “Água e Ambiente”, que se integra no eixo “Recursos Naturais e Ambiente”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).

Este será o terceiro de um conjunto de eventos que integram o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER. Nos próximos meses, a ANI vai promover um conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente.

Crescimento anual do investimento em I&D foi de 10,9%

De acordo com o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, a área temática de Água e Ambiente registou um crescimento anual de 10,9% emI&D. A maior subida na despesa em I&D foi em 2015, ano em que as empresas investiram mais 31,9%nesta área, face ao ano anterior.

Foto creditada por: Facebook do Município Oliveira do Hospital