OLX permite reduzir cerca de 3,1 milhões de toneladas de emissões de CO2

by Inês Gromicho | 1 Junho 2016 11:44

Em 2015, os utilizadores do OLX, plataforma de classificados online, contribuíram para a redução das emissões de CO2 em cerca 3,1 milhões de toneladas, o equivalente ao consumo do oxigénio produzido por 136 milhões de árvores num ano, ao optar por comprar e vender artigos usados em vez de novos, refere a empresa, em comunicado.

Os cálculos agora apresentados foram feitos com base na pegada de carbono dos produtos anunciados durante o ano de 2015 no OLX. A pegada de carbono corresponde à soma da emissão de gases com efeito de estufa em cada fase da produção de um bem. No caso de um frigorífico novo, por exemplo, ao somar a matéria-prima (325,5 kg CO2) com a produção (53,2 kg CO2) e o transporte (11kg CO2), pode-se considerar que tem uma pegada correspondente a 389,7 kg de CO2.

Os 3,1 milhões de toneladas de emissão de gases com efeito de estufa evitados pela atividade do OLX, corresponde ao consumo anual de 2,6 milhões de portugueses com as suas viaturas automóveis.

A prática de reutilização de produtos prolonga o seu ciclo de vida, diminuindo assim a emissão de CO2 que poderia ser resultante da produção de um produto novo. No caso de um computador portátil novo, o seu ciclo de vida, desde a produção até à compra implica a emissão de 373 kg CO2 e um sofá 120 kg CO2. Já produzir um computador de secretária, liberta a quantidade de CO2 equivalente à atividade de mais de 15 árvores num ano inteiro.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/olx-permite-reduzir-cerca-de-31-milhoes-de-toneladas-de-emissoes-de-co2/