OMT: Setor do turismo reforça medidas contra a poluição de plásticos

OMT: Setor do turismo reforça medidas contra a poluição de plásticos

Categoria Ambiente, Resíduos

Esta quarta-feira foram divulgadas um conjunto de recomendações que demonstram como o setor do turismo pode continuar a reforçar as medidas contra a poluição de plásticos enquanto enfrenta os desafios de saúde pública e higiene da pandemia de Covid-19.

À medida em que os países começam a recuperar, tal como o turismo a dar sinais de crescimento, a Iniciativa Global sobre Turismo e Plástico, liderada pela Organização Mundial de Turismo (OMT), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur, forneceu um plano de ação para os setores público e privado abordar as causas profundas da poluição de plástico nestes tempos difíceis.

As recomendações para o setor do turismo continuar a tomar medidas sobre a poluição plástica durante a recuperação da Covid-19 demonstram como a “redução da pegada plástica”, o “aumento da participação de fornecedores”, o “trabalho mais próximo” com os gerentes de resíduos e a “transparência das ações adotadas”, pode contribuir significativamente para a recuperação de um setor responsável.

Governos e empresas unidos

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, sublinhou que “com a retoma do turismo temos a responsabilidade de reconstruir melhor. Deixar de gerir com responsabilidade a transição para a nova realidade que estamos enfrentando, incluindo o forte foco em medidas de saúde e higiene, pode ter um impacto ambiental significativo, portanto esse compromisso renovado e de grande importância. Temos o orgulho de anunciar hoje os primeiros signatários da Iniciativa Global sobre Turismo e Plástico”.

A diretora da Divisão de Economia do PNUMA, Ligia Noronha, referiu que “precisamos adotar uma abordagem baseada na ciência e apoiar governos, empresas e comunidades locais para garantir que tomemos as medidas mais eficazes para proteger a higiene e saúde sem criar poluição ou causar danos ao meio ambiente. Essas recomendações sobre higiene e plásticos descartáveis ​​podem ajudar o setor de turismo em seus esforços para uma recuperação responsávelQ.

Sobre a Iniciativa Global em Turismo e Plástico

A Iniciativa Global sobre Turismo e Plástico une o setor de turismo através de uma visão comum para abordar as causas e a origem da poluição dos plásticos. A iniciativa permite que empresas e governos tomem medidas concertadas, liderando pelo exemplo circularidade do uso de plásticos. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Turismo Sustentável da One Planet Network, uma associação de várias partes interessadas para implementar o ODS 12 sobre Consumo e Produção Sustentáveis.

Conheça lista completa dos signatários e dos seus compromissos aqui .