ONU convoca líderes mundiais para agilizar ratificação do acordo de Paris

ONU convoca líderes mundiais para agilizar ratificação do acordo de Paris

A ONU anunciou ontem ter convidado os líderes de todo o mundo para estarem reunidos, no próximo dia 21 de setembro, em Nova Iorque, a fim de fazer avançar o processo de ratificação do acordo de Paris contra as alterações climáticas. A reunião, que acontecerá no marco da Assembleia Geral das Nações Unidas, servirá para que alguns países depositem os instrumentos de ratificação do acordo e para que outros se comprometam a fazê-lo antes do fim de ano.

O acordo de Paris entrará em vigor 30 dias depois de pelo menos 55 países, que representem juntos mais de 55% da emissões globais, apresentarem a ratificação perante a ONU.

O secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, espera que esta reunião em setembro ajude a garantir uma rápida entrada em vigor do pacto, fechado em dezembro na capital francesa.

Em abril, 175 países reuniram-se numa cerimónia na sede da ONU para assinar o acordo, um primeiro passo que depois cada Estado deve completar seguindo os seus procedimentos nacionais para a ratificação deste tipo de textos internacionais. Até agora, 19 países ratificaram o acordo e muitos outros, incluídos os dois maiores emissores de gases do efeito estufa (Estados Unidos e China), comprometeram-se a fazê-lo ainda este ano.