Operação Floresta Segura 2019 inicia em Porto de Mós

Operação Floresta Segura 2019 inicia em Porto de Mós

Categoria Ambiente, Florestas

Arrancou hoje, dia 18 de fevereiro, a nível nacional, a Operação Floresta Segura 2019. Porto de Mós foi o palco do início da operação, no distrito de Leiria, por aqui se sediar o Comando Operacional Nacional da Operação Floresta Segura 2019.

O arranque teve lugar na freguesia do Alqueidão da Serra, pelas 09h00, tendo contado com a participação dos militares do Centro de Meios Aéreos de Porto de Mós e do Comando Territorial de Leira. A operação possibilita o apoio ao cidadão através de um posto móvel, onde são esclarecidas dúvidas e auscultadas as necessidades dos cidadãos nesta matéria.

No terreno estão cinco patrulhas a fiscalizar, sinalizar e georreferenciar os terrenos em incumprimento à lei. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a obrigação da gestão de combustível para, assim, criarem medidas de autoproteção na defesa da própria vida e dos seus bens.

O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, esteve no local a acompanhar os trabalhos de fiscalização e sensibilização, que decorrerem, hoje, em Alqueidão da Serra, tendo-se dirigido, posteriormente, para o Centro de Meios Aéreos de Porto de Mós, em Alcaria, onde a operação está a ser monitorizada.

No concelho de Porto de Mós as ações de fiscalização decorreram entre o dia 18 e 24 de fevereiro, nas freguesias de 1ª e 2ª prioridade.