Operação Praia Limpa está de regresso ao Algarve

Operação Praia Limpa está de regresso ao Algarve

O Zoomarine acaba de anunciar que a “Operação Praia Limpa” está de regresso ao Algarve. É já no próximo domingo, dia 12, que seis praias em três concelhos Algarvios (Silves, Albufeira e Lagoa) vão ser “inundadas” por voluntários desejosos de contribuir para o que já começa a ser uma tradição anual nos nossos areais a recolha de resíduos que nunca deveria ter chegado às nossas praias e aos nossos fundos marinhos.

Iniciada em 2017, em articulação com a “Operação Montanha Verde” (2016), a “Operação Praia Limpa” faz parte da iniciativa de responsabilidade ambiental “Together We Protect”, idealizada pelo Zoomarine, e visa remover, ao longo de vários quilómetros (ao nível da faixa costeira e dos fundos marinhos), os detritos de origem humana que nunca se deveriam encontrar nas nossas praias. Este ano, a “parceria foi triplicada e agora abrange os Municípios de Silves, Albufeira e Lagoa”, afirma o parque aquático em comunicado.

Este ano, e para além dos voluntários, a “Operação Praia Limpa” contará com a colaboração da Capitania de Portimão, das Águas do Algarve, da ALGAR, da LIPTON, da Universidade do Algarve, da Aliança ODS, e o Hotel Vila Vita Parc Resort & Spa, da Dive Spot, da EasyDivers e da Associação de Pescadores Profissionais de Albufeira.

Para este domingo a organização espera contar com a ajuda de todos (famílias, amigos e colegas de todas as idades), durante alguns minutos, para transmitir duas mensagens fundamentais: “o lixo marinho pode não ter sido produzido por todos, mas a todos prejudica” e “as praias são de todos, e delas devemos poder desfrutar sem poluição, sem riscos, e sem culpas”.

As inscrições para este voluntariado ambiental encerram às 15 horas do dia 10 de maio (sexta-feira) e são importantes para garantir que os participantes recebem uma t-shirt comemorativa, um boné, um certificado de participação e um pequeno lanche.