“Operação Tejo 2018” chega ao Japão

“Operação Tejo 2018” chega ao Japão

Categoria Águas, Ambiente

A EPAL apresentou hoje em Tóquio o caso de sucesso “Operação Tejo 2018”. Esta apresentação decorre no âmbito do Congresso e Exposição do IWA – International Water Association que está patente entre 16 e 21 de setembro no Japão. A par da apresentação deste projeto, a EPAL lançará também um filme que regista todas as etapas levadas a cabo ao longo deste caso de sucesso.

O filme, produzido pela EPAL, regista o desenvolvimento das ações executadas durante a “Operação Tejo 2018”, que se consagrou num enorme caso de sucesso, superando todos os objetivos definidos, traduzindo-se num Tejo limpo.

A “Operação Tejo 2018” demonstrou que Portugal dispõe de entidades com reconhecida capacidade técnica, capazes de construírem soluções inovadoras para lidar, de forma eficaz e eficiente, com eventos de poluição. Essas capacidades e equipamentos estão hoje disponíveis para, caso se revele necessário perante a ocorrência de eventos similares, poderem voltar a ser utilizadas, no país ou em qualquer parte do mundo.

Para fazer face ao pico de poluição que originou o agravamento da qualidade da água no rio Tejo, que provocou a diminuição acentuada dos níveis de oxigénio no rio, o governo português delegou na APA – Agência Portuguesa do Ambiente e na EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres a responsabilidade pela recuperação das condições ambientais do rio, mediante a remoção, tratamento e encaminhamento a destino final da carga orgânica e nutrientes depositados na linha de água.

O filme, agora apresentado no Congresso da International Water Association, encontra-se também disponível em: https://youtu.be/giZmX_12GNE. A “Operação Tejo 2018” apresenta-se como uma solução inovadora para a melhoria geral da qualidade da água e por um ambiente melhor.