Operation Water vai investir 19 milhões de euros em infraestruturas de água em Moçambique

Operation Water vai investir 19 milhões de euros em infraestruturas de água em Moçambique

Categoria Águas, Ambiente

O Governo moçambicano e Operation Water assinaram uma parceria público-privada que prevê o desenvolvimento de infraestruturas de água em todo país, num investimento de cerca de 23 milhões de dólares (19 milhões de euros), noticiou a Lusa.

“O nosso objetivo final é contribuir para o fim da crise global da água e promover o progresso social para os mais pobres e marginalizados”, disse Ryan Philips-Page, presidente da Operation Water, citado num comunicado da entidade.

O acordo prevê que a Operation Water desenvolva oito projetos para beneficiar perto de 300 mil pessoas de várias comunidades, refere o documento, acrescentando que se trata da “primeira parceria público-privada em Moçambique e a segunda deste tipo em toda a África para o fornecimento de água segura e limpa”.

O arranque da construção das infraestruturas está previsto para o final deste ano e a conclusão para 2022.

“A parceria entre a Operation Water e o Governo vai garantir que a água seja entregue diretamente às pessoas, eliminando a necessidade das mulheres se dedicarem à recolha física de água e dando oportunidade às crianças de frequentar a escola”, acrescenta o documento, ao qual a Lusa teve acesso.

Dados avançados pela entidade indicam que 49% da população em Moçambique não tem acesso a fontes melhoradas de água.