Opinião: “Campanha de sensibilização – Use a Água com um Pingo de Consciência”

Opinião: “Campanha de sensibilização – Use a Água com um Pingo de Consciência”

Por Teresa Fernandes, Comunicação e Educação Ambiental Águas do Algarve

Os níveis de pluviosidade deste ano foram abaixo do que é normal no Algarve, e consequentemente as disponibilidades e reservas hídricas da região, não são as mais desejáveis. Contudo, e apesar de estar garantido o abastecimento de água, com qualidade e quantidade a toda a região, na Águas do Algarve, estamos a acompanhar a situação com a devida preocupação. É importante que haja uma maior tomada de consciência acerca da atual escassez de água, de forma despertar nos consumidores uma gestão mais responsável deste bem.

Neste âmbito, a Águas do Algarve, está a dinamizar este verão diversas ações de sensibilização na região do Algarve no âmbito da campanha nacional “Água com um pingo de consciência”.

Com arranque no mês de de julho, a campanha regional de sensibilização “No verão, use água com um pingo de consciência.” é promovida pela Águas do Algarve , em conjunto com diversas entidades regionais que se associaram a esta causa.

Esta campanha pretende “alertar” os consumidores e utilizadores, de que é necessário fazermos um uso parcimonioso da água em toda e qualquer utilização que façamos com ela. Cada um de nós, no nosso dia-a-dia, pode e deve contribuir para combater o desperdício e fazer um uso eficiente da água. A campanha surge numa fase em que não existe qualquer alarmismo na disponibilidade e qualidade de água até final do corrente ano de 2019, e por isso mesmo fundamental.

Podemos perguntar, afinal quanto vale a água? Vale tudo, vale o futuro.

Conseguimos calcular o valor de tudo, menos o de um futuro sem água. A água é um recurso escasso essencial a todos os seres vivos e um património comum que todos devemos valorizar. Durante todo o ano, mas em especial no verão, devemos viver com um pingo de consciência, utilizando a água de forma eficiente, evitando o desperdício.

Usar a água com um pingo de consciência é fundamental

Dicas para uma utilização eficiente da água durante o verão
• Ao final de um dia de praia nada melhor do que um duche de água doce. Tenha um pingo de consciência e tome um duche rápido (5 minutos), fechando a torneira enquanto se ensaboa.

• Quando o calor aperta, as plantas necessitam de maior atenção e de mais água. Regue-as no início da manhã ou ao final do dia para evitar que a água se evapore muito depressa.

• Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr. Em vez disso, encha um dos lados do lava-loiça ou uma pequena bacia com água limpa para enxaguar a loiça.

• Beber água é a melhor forma de manter os níveis adequados de hidratação. Quando for à praia, leve a água da torneira consigo numa garrafa reutilizável. Cuide de si e proteja o ambiente.

Ter consciência da quantidade de água que gastamos é basilar
Em Portugal, cada pessoa consome, em média, 187 litros de água por dia. É mais do que os 110 litros que as Nações Unidas calculam ser a quantidade de água que um ser humano precisa para satisfazer as suas necessidades básicas diárias. Quando tomamos consciência da quantidade de água que gastamos, direta ou indiretamente, podemos ser mais responsáveis e ter opções de consumo mais sustentáveis, contribuindo para a preservação deste recurso tão valioso.

Este artigo foi publicado na edição 81 da Ambiente Magazine.