#Opinião: Dia Nacional da Água

by Cristiana Macedo | 1 Outubro 2021 11:30

O Grupo AdP – Águas de Portugal tem a responsabilidade e está comprometido em prestar, com os mais elevados padrões de exigência, um serviço público essencial à vida humana, à saúde pública e à preservação do ambiente.

Em parceria com os Municípios, as nossas empresas servem oito milhões de consumidores e contribuem para o bem-estar de todos os cidadãos. Também relevantes são as externalidades positivas para a saúde pública, o ambiente, as atividades económicas, a coesão regional e o desenvolvimento sustentável.

A atividade desenvolvida pelas empresas do Grupo, alicerçada por todo o território de Portugal continental, assegura a melhoria da qualidade da água de consumo e das águas balneares, bem como dos níveis de atendimento das populações, num esforço conjugado que permitiu colocar Portugal entre os países com melhores desempenhos ambientais da Europa comunitária.

O ambiente é hoje palco das maiores transformações, tendo a ONU declarado esta como sendo a década da sustentabilidade, o que requer a mobilização coletiva para desfrutarmos de um Planeta saudável, seguro, resiliente, próspero hoje e no interesse das gerações do Futuro.

Os princípios de sustentabilidade económica, social e ambiental apontam para a urgência de gerirmos a água de forma integrada, com uma visão holística e a cooperação ativa entre os diferentes utilizadores (setores urbano, industrial, agrícola, comércio e serviços), promovendo a eficiência, resiliência e segurança hídricas.

A mitigação e adaptação às alterações climáticas deve ser incentivada pelo recurso a soluções inteligentes, que concretizem a confiança na tecnologia e na inovação e promovam a neutralidade carbónica.

A circularidade no setor da água deve ser uma aposta real. Temos já hoje bons exemplos de aproveitamento do potencial dos subprodutos gerados nos processos de tratamento de água e de utilização de água residual tratada como recurso alternativo.

O Grupo AdP está capacitado para acrescentar utilidade social de modo a corresponder aos novos desafios societais e às exigências ambientais, assente num programa de ação que visa alcançar ganhos de eficiência, garantir a resiliência dos sistemas e superar os padrões de qualidade dos serviços de águas e de promover a circularidade.

Aproveitando o pretexto que nos é dado pelo Dia Nacional da Água, que consideramos uma excelente oportunidade para sublinhar a importância da constante e efetiva sensibilização das comunidades e população em geral, reitero o nosso compromisso e comprometimento no grande desígnio da valorização da água.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/opiniao-dia-nacional-da-agua/