#Opinião: E se a resposta à redução da sua pegada ecológica (man)tivesse quatro rodas?

Por: Marco Ventura, Diretor Comercial da Allianz Partners

O modelo de mobilidade praticado atualmente nos aglomerados urbanos revela-se cada vez mais insustentável e a cada dia que passa, a nossa pegada de carbono aumenta exponencialmente. De acordo com os últimos estudos, os automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros são responsáveis pela produção de mais de 15% das emissões de CO2. Daí a necessidade de reduzir as emissões de carbono, em prol do combate às alterações climáticas e aquecimento global, e procurar por alternativas que possam aliar a sustentabilidade e a mobilidade, sem comprometer a nossa qualidade de vida e sem deixar de contribuir para a responsabilidade ambiental.

E se a solução para tudo isto tivesse quatro rodas, acreditava? Os veículos elétricos são considerados uma solução com imenso potencial para ajudar a resolver um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta e revelam-se como uma alternativa promissora aos carros convencionais movidos a combustível.

O impacto que a utilização de carros elétricos tem é duplo. Em primeiro lugar, porque esta gama de veículos não produz emissões pelo tubo de escape, ao contrário dos veículos comuns, e por isso, não libertam gases poluentes e nocivos para a atmosfera, o que impacta significativamente a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas, o que se pode traduzir numa melhoria significativa na saúde pública, ao nível das doenças respiratórias.

Em segundo lugar, porque a aquisição de um veículo elétrico, traz, não só benefícios para o ambiente, como também para a carteira. Existem alguns incentivos à compra de veículos elétricos por parte do Estado, que ajudam à proteção do ambiente através da redução do efeito de estufa.

Para além dos incentivos, a escolha pela mobilidade elétrica conta com benefícios fiscais, uma vez que a aquisição de viaturas elétricas e as despesas associadas a ela não estão sujeitas a qualquer taxa de Tributação Autónoma (TA) e em relação ao Imposto sobre veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC), está prevista a isenção em veículos 100% elétricos.

Também no que ao estacionamento diz respeito, os veículos elétricos usufruem vantagens em algumas zonas do país como Beja, Funchal, Guimarães, Loures, Mirandela, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Póvoa do Varzim e Vila Real.  Para veículos 100% elétricos com Dístico Verde, o estacionamento em Lisboa é gratuito nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada sem cancela, mediante a compra do dístico verde por 12€ anuais, que pode ser adquirido online ou nas lojas EMEL. Já no Porto, os veículos elétricos contam com 15% desconto nas avenças nos parques de estacionamento municipais.

Mas também existem benefícios ao nível do IVA, uma vez que existe a dedução na sua totalidade quando associado a despesas respeitantes a eletricidade utilizada em viaturas elétricas ou híbridas plug-in.

Mas e quanto à segurança? O mercado segurador oferece soluções de assistência a viaturas híbridas e elétricas, preparadas para responder ao segmento da nova mobilidade, com coberturas e serviços personalizados. As coberturas assumem o compromisso de participar numa mudança global enquanto promovem um estilo de vida amigo do ambiente e livre de emissões de CO2. Caso o azar bata a porta, e fique sem bateria ou sem os cabos elétricos, é oferecida uma proteção completa e assistência em viagem 24/7.

Se ainda não tinha pensado em adquirir um veículo elétrico agora é a hora de fazer contas à vida e tomar uma decisão em prol do seu futuro, do futuro dos seus netos e da sua família.