Opinião: O papel da norma ISO 14001:2015 na melhoria do desempenho ambiental

Opinião: O papel da norma ISO 14001:2015 na melhoria do desempenho ambiental

Categoria Advisor, Opinião

Por: Luis Janicas (Diretor Geral) QSO-Consultores

A atual sociedade impõe fortes preocupações e exigências crescentes para as questões ambientais que cada Organização enfrenta. Hoje em dia esta preocupação é dominante na nossa escolha para qualquer decisão, seja a eficiência energética, as emissões de poluentes, ou o tipo de embalagens, por exemplo.

É neste contexto que a norma ISO 14001 reviu a anterior norma para sistemas de gestão ambiental (SGA), incorporando estes desafios que se colocam a qualquer Organização, privada ou pública, global ou microempresa. Foram definidas áreas de preocupação que a nova norma deveria incorporar:
– O SGA e a sustentabilidade e a responsabilidade social da Organização
– A melhoria do desempenho ambiental;
– A importância da conformidade com requisitos legais e outros requisitos aplicáveis; – A incorporação do ambiente na gestão global da Organização;
– Os impactes ambientais da atividade/ produto/serviço na cadeia de valor;
– O envolvimento das partes interessadas; – A comunicação no SGA.

Estrutura comum
A alteração da ISO 14001:2015 incluiu a adoção da estrutura comum a usar para as normas de sistemas de gestão (estrutura de alto nível, definida na Diretiva ISO – parte 1:2012 / Anexo SL), com o objetivo:
– Fornecer uma estrutura, texto, termos e definições comuns para SG;
– Definir a estrutura e o formato comum para as novas normas ISO de SG e as revisões das normas existentes;
– Facilitar a integração destes sistemas; – Facilitar a sua leitura e a compreensão pelos utilizadores.

Nas normas de SG o texto comum corresponde a cerca de 30% (texto idêntico em qualquer norma), ficando assim facilitada a vida para as Organizações que adotem um sistema de gestão integrado.

REALCES DA ISO 14001:2015
Gestão ambiental estratégica
Processos: Incluir processos no SGA e suas interações, e integrar o SGA nos processos de negócio da Organização.
Análise do contexto – questões internas e externas: Integrar o SGA ao nível estratégico.
Partes interessadas: É exigida a determinação, com mais detalhe, das PI e das suas necessidades e expectativas relevantes.
Resultados pretendidos do SGA: Melhorar o desempenho ambiental, cumprir as obrigações de conformidade e atingir os objetivos ambientais.

Riscos e Oportunidades
Pensamento baseado em risco: Conceito que reforça a atitude preventiva para determinar os riscos e oportunidades relacionados com aspetos ambientais, obrigações de conformidade e questões de contexto e das partes interessadas identificadas. A exigência é definir e planear ações para tratar os riscos e oportunidades identificados.
Abordagem ao ciclo de vida: Considerar o ciclo de vida dos produtos e serviços na determinação dos aspetos ambientais e nas atuações para o controlo operacional. Requisito geral, que não ficou muito desenvolvido na ISO 14001:2015.

Liderança
Compromisso da gestão de topo: Maior exigência de liderança a todos os níveis da Organização.
Obrigações de conformidade: Exigências que a Organização deve identificar e cumprir.

Maior proteção ambiental
Política ambiental: Compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição. Desempenho ambiental: Criar valor para o ambiente com a melhoria do desempenho ambiental, as obrigações de conformidade e o cumprimento dos objetivos ambientais.
Objetivos ambientais e planeamento para os atingir: Reforço do planeamento para atingir os objetivos.

Comunicação eficaz
Comunicação: Estabelecer os aspetos de comunicação, quer interna, quer externa, que serão geridos por uma estratégia de comunicação.

A QSO-Consultores
Desde 1991 que assumimos responsabilidades diversas em projetos de consultoria, auditoria ou formação, nos mais variados sectores de atividade. Orgulhamo-nos de estar com os nossos parceiros em sucessivos projetos, mantendo ao longo dos anos uma efetiva relação de confiança, alicerçada nos resultados conseguidos.  Em 2001 assumimos a atual designação: QSO-Consultores, Lda.
Serviços: A atuação da QSO Consultores visa potenciar a motivação, o envolvimento e a mudança comportamental dos recursos humanos, e rentabilizar os meios e recursos existentes, para a otimização do desempenho e dos resultados conseguidos. Prestamos uma vasta gama de serviços de consultoria, nas áreas de Sistemas de Organização e Gestão, nomeadamente nas áreas da Qualidade, Alimentar, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social, à medida das necessidades específicas de cada caso.
Em www.qsoconsultores.com pode encontrar a referência dos nossos serviços.

Este artigo foi publicado na edição 77 da Ambiente Magazine.