Opinião: “Um Futuro mais verde no interior”

Por Carlos Oliveira, CEO da HEN, Serviços Energéticos*

A HEN, Serviços Energéticos Lda é uma empresa de serviços tecnológicos, fundada na cidade da Guarda, em 2012, cuja missão é promover a utilização mais racional e eficiente da energia. Em matéria de eficiência energética, a HEN tem promovido diversos projetos, sendo que a maioria se dirige a Serviços Públicos ou Edifícios Municipais.

Aproveitando uma conjuntura favorável para os negócios ligados ao Hidrogénio, a empresa decidiu avançar com uma Central de Produção de Hidrogénio Verde, estando a trabalhar há vários meses para a concretização deste projeto.

Este projeto foi submetido ao programa de “Apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis” (tipologia 5.1.2) e foi aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia, obtendo assim um cofinanciamento a fundo perdido de cerca de 7 milhões de euros.

A aposta da HEN na produção de Hidrogénio Verde surge da necessidade de caminhar para uma mobilidade sustentável, assente na descarbonização do setor dos transportes, bem como na requalificação de edifícios do Interior do país.

A futura Central de Produção de Hidrogénio Verde será localizada na cidade de Seia, São Romão e contemplará o Armazenamento e Distribuição do Hidrogénio Verde(H2). A Central de Produção de Hidrogénio Verde da HEN vai ser instalada num edifício devoluto que será reabilitado, o qual outrora pertenceu à indústria lavadora e preparatória de lãs.
Este Projeto de produção de Hidrogénio verde assenta na utilização de um recurso natural abundante na zona, a água: um recurso essencial para a realização do processo de eletrólise, fundamental na produção de hidrogénio Verde.

A Central de produção de Hidrogénio visa ter uma produção de 4 MW/h, o projeto irá permitir uma redução direta de 7011 toneladas de CO2 equivalente por ano, e uma produção de energia igual a 30 886 MWh por ano. A produção de Hidrogénio através de uma Central Hidroelétrica tem como objetivo a injeção de H2 na rede de gás natural e distribuição por bombas de combustível a Hidrogénio.

Já o Transporte de Hidrogénio será efetuado através de viaturas pesadas movidas a H2 e distribuído pelos pontos de Distribuição. A previsão é de que, em dezembro de 2024, já haja produção de hidrogénio verde por parte da HEN.

*Este artigo foi publicado na edição 102 da Ambiente Magazine.