Organizações portuguesas convocam manifestação pela Justiça Climática em Lisboa

Organizações portuguesas convocam manifestação pela Justiça Climática em Lisboa

Categoria Advisor, Agenda

Vai decorrer no próximo dia 6 de novembro, sábado, uma Marcha Mundial pela Justiça Climática.  O “dia global de ação” surge através da coligação das organizações baseadas no Reino Unido que estão a preparar a intervenção dos movimentos sociais durante a COP26 (Conferência Global sobre o Clima).

Em Portugal, as organizações de sociedade civil convocaram uma marcha em Lisboa, no âmbito da plataforma Salvar o Clima que tem organizado as marchas do clima desde 2016. A marcha vai começar às 15h00 em Martim Moniz e vai percorrer a Avenida Almirante Reis, para acabar com uma concentração na Alameda, pode ler-se num nota

Esta marcha tem como propósito reivindicar os cortes drásticos nas emissões de gases com efeito de estufa, uma transição justa e justiça climática global.  “A justiça não nos será dada pelos líderes mundiais nem entregue pelas corporações. Apenas nós podemos imaginar e construir o futuro que funciona para toda a gente”, lê-se na convocatória, partilhada numa nota.

As subscritoras iniciais da marcha são: A Coletiva, Academia Cidadã, Acréscimo, Animar, Ar Puro, Climáximo, Greve Climática Estudantil – Lisboa, Greve Climática Estudantil – Algarve, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede para o Decrescimento, Reflorestar Portugal, Sciaena, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero Waste Lab.