Ovibeja celebra 35 anos com “Todo o Alentejo deste Mundo”

Ovibeja celebra 35 anos com “Todo o Alentejo deste Mundo”

Categoria Advisor, Agenda

A 35ª edição do Ovibeja começa amanhã, dia 27 de abril, às 11:00, e decorre até dia 1 de maio. Esta edição comemorativa é uma “homenagem a todos os que ao longo destes 35 anos acreditaram que é possível construir uma feira inclusiva, reivindicativa, do campo e da cidade, de trabalho e de festa” refere a organização, em comunicado, que está a cargo da ACOS — Associação de Agricultores do Sul.

A feira conta, como habitual, com um atividades diversas. No Pavilhão Terra Fértil, várias ações dão destaque ao espaço de Internacionalização – AgroAlentejoExport. Aqui é dinamizada uma exposição temática, com dados estatísticos sobre a produção agroalimentar, a sua importância para a região e os contributos para o país. Este espaço conta ainda com um ciclo de conferências em vários dias da feira, sendo que dois deles sobre a cultura da Amendoeira e da figueira no Alentejo.

A Arena do Azeite, no mesmo pavilhão, vai receber provas de azeites do mundo inteiro, dos participantes e vencedores do 8.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra — Prémio CA Ovibeja.

Dos espaços da feira fazem ainda parte o Pavilhão da Pecuária, com mais de 350 exemplares de raças com apuramento genético, de bovinos, caprinos, ovinos e suínos que encantam os visitantes, especialmente as crianças, mas também muito procurado por produtores para oportunidades de negócio.

O Campo da Feira, um campo agrícola e de mostra, venda e demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas e industriais, conta também com atividades diárias. Além da demonstração de campos de culturas e ensaios de variedades agrícolas, este espaço vai ser palco de um workshop sobre “Prevenção de Riscos com Tractor e Máquinas Agrícolas” e, entre outras iniciativas de informação e sensibilização, vai ter uma prova de perícia sobre “Conduzir e Operar com o Trator em Segurança”. Os expositores presentes neste espaço também desenvolvem ações ligadas à sua área de atuação. É também neste espaço que vai ser apresentada a 23ª Mostra de Aves, num pavilhão específico.