Pacto Ecológico Europeu: Comissão Europeia anuncia mil milhões para investigação e inovação

A Comissão Europeia (CE) decidiu, esta quinta-feira, lançar um convite à apresentação de propostas no valor de mil milhões de euros para projetos de investigação e inovação que abordem a crise climática e ajudem a proteger a biodiversidade e os ecossistemas únicos da Europa, pode ler-se no boletim informativo da CE.

convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu, cujas inscrições abrem esta sexta-feira e que é financiado pelo programa Horizonte 2020, impulsionará a recuperação europeia da crise da Covid-19, transformando os desafios ecológicos em oportunidades de inovação

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, declarou que “o convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu, no valor de mil milhões de euros, é o último e o maior convite no âmbito do Horizonte 2020. Com a inovação no seu centro, este investimento irá acelerar uma transição justa e sustentável para uma Europa com impacto neutro no clima até 2050. Uma vez que não queremos que esta transformação sistémica deixe ninguém para trás, procuramos ações específicas que interajam com os cidadãos de formas inovadoras e aumentem a relevância e o impacto social”.

No boletim informativo, a CE diz que este convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu difere de anteriores convites lançados no âmbito do Horizonte 2020. Dada a urgência dos desafios que aborda, “pretende obter resultados claros e percetíveis a curto e médio prazo”, mas numa “perspetiva de mudança a longo prazo”. Há menos ações, mas estas são mais orientadas, vastas e visíveis, dando primazia à rápida escalabilidade, divulgação e adoção, destaca a CE.

Os projetos financiados ao abrigo do presente convite deverão produzir resultados com benefícios tangíveis em dez domínios.

Oito domínios temáticos que refletem as principais vertentes de trabalho do Pacto Ecológico Europeu:

  1. Aumentar a ambição climática
  2. Energia limpa, acessível e segura
  3. Mobilizar a indústria para uma economia circular e limpa
  4. Edifícios eficientes em termos de energia e recursos
  5. Mobilidade sustentável e inteligente
  6. Do prado ao prato
  7. Biodiversidade e ecossistemas
  8. Poluição zero, ambiente livre de substâncias tóxicas

Os Dois domínios horizontais — reforçar os conhecimentos e capacitar os cidadãos —introduzem uma perspetiva a mais longo prazo para a realização das transformações previstas no Pacto Ecológico Europeu.

Segundo o mesmo boletim, o investimento de mil milhões de euros continuará a construir os sistemas e infraestruturas de conhecimento da Europa. O convite inclui a possibilidade de cooperação internacional, em resposta às necessidades das nações menos desenvolvidas, especialmente em África, no contexto do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prazo para apresentação de propostas é 26 de janeiro de 2021, devendo os projetos selecionados arrancar no outono de 2021.

Nos dias 22 e 24 de setembro de 2020, no âmbito das Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, realizadas em formato virtual, terá lugar uma jornada de informação e um evento de corretagem sobre o convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu no âmbito do Horizonte 2020.