PAN solicita parecer da APA sobre construção de hotel na praia da Memória

PAN solicita parecer da APA sobre construção de hotel na praia da Memória

No seguimento do reinício das obras de construção do Memória Talasso Hotel Apartamentos, um hotel na linha de praia, em Perafita, o PAN solicitou ao Governo o processo e respectivo parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativos ao projecto desta construção.

A legalidade da construção deste Hotel, na linha de praia, zona de elevado risco face aos efeitos das alterações climáticas, foi aceite à luz do anterior Plano Director Municipal e mesmo os esforços da autarquia de relocalização deste hotel foram infrutíferos.

Segundo a Associação Década Reversível (ADERE), existem já vários documentos que determinam que não deveria ser construído este, nem outro qualquer edifício, nesta zona, como é o caso do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho que identifica o terreno como estando “inserido numa faixa de protecção”.

“No site da APA não encontramos qualquer informação sobre o parecer positivo para esta construção, pelo que já o solicitamos ao Governo. Tendo em conta a sua relevância no licenciamento deste hotel, localizado numa zona de elevado risco face aos efeitos futuros das alterações climáticas, exige-se que esta informação seja pública”, defende Bebiana Cunha, da ADERE.