Paris vai proibir trânsito automóvel de forma mais regular

Paris vai proibir trânsito automóvel de forma mais regular

Anne Hidalgo está a pensar introduzir uma proibição de veículos automóveis regular em algumas partes da cidade de Paris. “Estamos a pensar em ter mais dias sem carros, talvez uma vez por mês”, escreveu no twitter.

A reação da presidente da câmara municipal de Paris surge depois de serem conhecidos alguns resultados de iniciativas que têm sido realizadas na capital francesa para reduzir as emissões de gases poluentes.

Recorde-se, por exemplo, que no passado dia 27 de setembro, o trânsito automóvel esteve proibido em 30% das ruas de Paris, o que resultou numa descida muito elevada da poluição sonora e atmosférica. Segundo a Airparif, que mede a poluição da cidade, os níveis de dióxido de nitrogénio desceram até 40% em algumas partes da cidade, nesse dia.

Na zona congestionada dos Campos Elísios a poluição decresceu um terço. Junto ao Sena, no centro da cidade, os níveis de poluição desceram 40%, e na Place de l’Opera cerca de 20%. A Bruitparif, que mede a poluição sonora na cidade disse, ainda, que estes níveis desceram 50% no centro da cidade.

Em Março, recorde-se, também, que uma onda de contaminação do ar transformou Paris na cidade mais poluída do mundo. O fumo tóxico era tão denso que quase tapou o monumento mais icónico da cidade, a Torre Eiffel.