Parque Nacional da Peneda-Gerês recebe 4,6 milhões de euros

Parque Nacional da Peneda-Gerês recebe 4,6 milhões de euros

Categoria Ambiente, Florestas

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside à Sessão de Apresentação de Resultados do Plano Piloto do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e Assinatura dos Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento do POSEUR, no sábado, 4 de novembro, às 10h45, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montalegre.

O Projeto-Piloto do PNPG, aprovado há um ano, compreende um investimento total de 8,5 milhões de euros e incide no restauro de áreas ardidas, no ordenamento florestal, no reforço dos equipamentos e no aumento das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.

A conservação dos habitats naturais do Parque Nacional, a revitalização e regulação de setores produtivos tradicionais e a promoção de ações de informação da população residente e dos agentes locais, bem como a melhoria da cobertura da rede móvel, são algumas das ações que já se encontram em curso.

Nesta cerimónia, serão também assinados os 19 termos de aceitação das decisões de financiamento do POSEUR, no âmbito do aviso “Plano de Valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês – Reserva da Biosfera Gerês/Xurês”, com um investimento total de 4,6 milhões de euros.

O Parque Nacional da Peneda Gerês é o único no país com este estatuto de classificação, no quadro do Sistema Nacional de Áreas Classificadas.

Na sessão estará também presente a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.