PASC promove webinar sobre o papel do Interior no desenvolvimento sustentável de Portugal

PASC promove webinar sobre o papel do Interior no desenvolvimento sustentável de Portugal

Categoria Advisor, Agenda

A PASC (Casa da Cidadania), com a colaboração da ProViseu (Associação para a Promoção de Viseu e Região) e da Acréscimo (Associação de Promoção ao Investimento Florestal), suas associadas, vai realizar no próximo dia 28 de setembro, segunda-feira, entre as 18 e as 20 horas, um “webinar” sobre a “Coesão Territorial: o papel do Interior para um desenvolvimento sustentável de Portugal”.

De acordo a PASC, os vários diagnósticos ao território nacional têm revelado um “agravamento da assimetria populacional”, com uma “litoralização progressiva” do país, baseada na “concentração de atividades comerciais, industriais e de serviços” e uma “acentuada tendência para o despovoamento, o envelhecimento e o empobrecimento”. Assim, esta a assimetria tem provocado um “aumento dos riscos associados ao abandono, de cerca de dois terços do território continental, entre eles os “grandes incêndios florestais, o avanço da desertificação e a maior exposição aos efeitos das alterações climáticas”, alerta a entidade em comunicado.

Na visão da PASC torna-se “importante afirmar, pela positiva, as regiões mais deprimidas do território”, através de “instrumentos e medidas de políticas públicas que valorizem, de forma sustentável, os recursos endógenos, diminuam os riscos e potenciem o bem-estar das populações, fixando as pessoas e estimulando outras a inverter a atual tendência migratória”.

Este evento conta com uma intervenção inicial pela professora Helena Freitas, ex-Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, responsável pela elaboração do Programa Nacional para a Coesão Territorial, seguida de uma mesa redonda com os professores Alfredo Simões e Vicente Pereira. O debate final será moderado pelos jornalistas Nuno Luz e Sandra Rodrigues.