Passado um ano, 17.000 pessoas já utilizam a máquina de recolha de recicláveis na Póvoa de Varzim

Passado um ano, 17.000 pessoas já utilizam a máquina de recolha de recicláveis na Póvoa de Varzim

Ontem, 18 de dezembro, comemorou-se um ano de existência e funcionamento da máquina destinada a recolher resíduos recicláveis, através de uma atribuição de uma valorização direta, instalada no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim.

Este equipamento tem-se revelado muito encorajador das boas práticas por parte dos cidadãos e conta já com 17.000 utilizadores. O princípio é simples: a cada entrega de resíduos o utilizador recebe um talão de desconto com pontos, sendo as valorizações diferentes em função dos resíduos em causa colocados na máquina. Durante este ano foram entregues 420.000 embalagens, que correspondem a 30 toneladas e que corresponderam à seguinte distribuição por fluxos:

  • ECAL (pacotes de sumo ou de leite) – 38%
  • PET (garrafas de água ou refrigerantes) – 24%
  • Embalagens Vidro (água, sumos, vinho) – 20%
  • PEAD (iogurtes líquidos) – 11%
  • Aço e Alumínio (latas refrigerantes) – 7%

Posteriormente, os pontos podem ser trocados na receção do mercado por vales de desconto em compras no próprio mercado, em bilhete de cinema no Garrett e em entrada na Varzim Lazer. “Reciclar para ganhar” é o mote de um projeto inovador desenvolvido pela Lipor e testado na Póvoa de Varzim, que visa potenciar a entrega de resíduos para reciclar por parte dos cidadãos, aumentado de forma significativa os níveis da recolha seletiva e reciclagem dos resíduos de embalagens.