Passe “Navegante” vai permitir viagens em trotinetes e bicicletas elétricas da Bolt

by Cristiana Macedo | 15 Julho 2021 11:08

A Bolt junta-se à Câmara Municipal de Lisboa e à Transportes Metropolitanos de Lisboa para lançar um passe especial que combina os serviços do passe “Navegante” com os serviços de micromobilidade da Bolt na cidade. Este passe, segundo uma nota divulgada à imprensa, vai permitir, a partir de agora, aceder a 20 minutos diários de viagens de trotinete e bicicleta elétrica pela capital, pelo valor mensal de 15€.

O objetivo do lançamento desta parceria passa por “proporcionar a quem já utiliza os transportes públicos diariamente, novas opções de deslocação económicas e sustentáveis para viagens de curta distância, contribuindo para uma cidade cada vez mais eficiente”, refere o mesmo comunicado.

Segundo Santiago Páramo, responsável pela área de micromobilidade da Bolt em Portugal, “o nosso objetivo é que o ‘passe especial’ da Bolt funcione como um complemento ao uso dos transportes públicos, permitindo realizar pequenas viagens, tais como de casa até à paragem do metro ou autocarro, de forma rápida, acessível e sustentável. Acreditamos que esta parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Transportes Metropolitanos de Lisboa é um passo muito importante no sentido de incentivar os portugueses a adotar rotinas de deslocação mais sustentáveis.”

Também Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, acredita que “a micromobilidade faz parte das opções que contribuem para a descarbonização dos transportes nas cidades. Esta parceria reforça a importância destes modos também como complemento do transporte público, trazendo maior flexibilidade para o cidadão nas suas opções e na sua viagem. É uma solução que está alinhada com a visão estratégica MOVE Lisboa, que define como objetivo o aumento das viagens em modos sustentáveis até 2030”.

Já Rui Lopo Administrador da TML, não tem dúvidas de que “os  modos suaves de mobilidade, a par com outros meios são uma excelente forma de garantir modos de transporte complementares e alternativos à mobilidade urbana contribuindo para uma melhoria da mobilidade dos cidadãos. A associação da Transportes Metropolitanos de Lisboa à Bolt surge com a motivação de incrementar o número de serviços que pretendemos associar aos passes Navegante. Ao adquirir um passe Navegante o passageiro adquire o direito a viajar em todos os modos de transporte dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e adicionalmente, passa também a ter acesso a outros serviços, neste caso a poder usufruir de um passe adicional para utilizar em bicicletas e trotinetes da Bolt”, diz Rui Lopo Administrador da TML.

A ativação do novo passe da Bolt realiza-se em três passos: fazer o download da aplicação da Bolt, ativar a campanha, preencher o formulário de adesão, onde deverá ser introduzido o nome do utilizador, o número de telemóvel e por último deverá fazer o upload do comprovativo de carregamento do passe Navegante. Após a validação dos dados, o utilizador já poderá comprar o passe mensalmente e começar a aceder aos serviços de micromobilidade.

Além de Portugal, as trotinetes elétricas da Bolt já estão presentes em mais de 100 cidades de 18 países. Lisboa foi a quarta cidade onde a Bolt lançou o seu serviço de bicicletas elétricas partilhadas com a introdução de mais de 250 veículos e pretende aumentar este número nos próximos meses.

O Formulário de adesão pode ser feito aqui[1].

Endnotes:
  1. aqui: https://www.typeform.com/explore/?utm_source=typeform.com&utm_medium=typeform&utm_content=typeform-incorrectURL&utm_campaign=viral_expt

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/passe-navegante-vai-permitir-viagens-em-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-da-bolt/