Paula Amorim garante que nada vai mudar na Galp com saída de Américo Amorim

Paula Amorim garante que nada vai mudar na Galp com saída de Américo Amorim

Categoria Ambiente, Energia

A nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Galp Energia, Paula Amorim, afirmou hoje que nada vai mudar com a saída de Américo Amorim, manifestando “total confiança” na Comissão Executiva, liderada por Carlos Gomes da Silva. “Não vai mudar absolutamente nada. Estou aqui no sentido de continuidade”, afirmou Paula Amorim, à margem da cerimónia, em Lisboa, que assinalou o 10.º aniversário da admissão da Galp em bolsa, indica a Lusa.

No passado dia 14, a Galp Energia anunciou ao mercado que o empresário Américo Amorim deixava a presidência do CA, por motivos pessoais, sendo substituído pela filha Paula Amorim, que até agora era vice-presidente daquele órgão.

Em declarações aos jornalistas, Paula Amorim manifestou “total confiança na comissão executiva”, liderada por Carlos Gomes da Silva, realçando que será mantido “o estilo de proximidade” entre os dois órgãos. “Temos total confiança na comissão executiva e vamos manter um estilo de proximidade, que penso tem sido um dos sucessos da Galp, esta cooperação e proximidade”, sublinhou a empresária, que antes de substituir Américo Amorim era vice-presidente do CA.

Questionada sobre o futuro da petrolífera, Paula Amorim garantiu que haverá continuidade na estratégia da empresa, que, referiu, é uma competência do conselho executivo: “É à Comissao Executiva que cabe falar dos investimentos, estratégias e preocupações”.

O presidente executivo, Carlos Gomes da Silva, considerou hoje que Américo Amorim é “uma pessoa única e irrepetível”, que, mesmo fora do CA, vai continuar a inspirar a empresa. “Diria que é quase insubstituível. Foi e é um inspirador para nós e muitas gerações de empresários e gestores”, declarou.

Na sua intervenção, o gestor realçou que foi a estabilidade acionista, nos últimos 10 anos, que “permitiu delinear uma estratégia e executá-la”, realçando que a empresa teve uma valorização acionista de 121% desde que foi cotada.

O valor da ação da Galp Energia, em 23 de outubro de 2006, era de 5,81 euros. 10 anos depois, os títulos valem 12,82 euros, o que representa uma valorização bolsista de 121%.

A designação da presidente do CA e a cooptação de um novo membro deste órgão estão sujeitas ainda a ratificação na próxima assembleia-geral de acionistas da Galp Energia. A vice-presidência passará a ser assumida por Miguel Athayde Marques, que atualmente era membro independente daquele órgão, e Marta Amorim – também filha de Américo Amorim – passará a integrar o CA da Galp Energia. Paula Amorim preside ao CA do grupo A. Amorim, e é membro do CA da Amorim Energia, BV, tendo trabalhado junto de Américo Amorim durante mais de 25 anos.