Pedala com a Cofidis: a iniciativa “para que possam vivenciar as cidades de uma forma mais ativa, saudável e sustentável”

O “Pedala Com a Cofidis” é uma iniciativa da Cofidis que surgiu na sequência do patrocínio do projeto da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), “O ciclismo vai à escola”, em 2020, “que tinha como objetivo ensinar crianças do primeiro ciclo a andar de bicicleta”, começa por explicar João Freitas, diretor de Inovação e Criação de Valor da empresa.

Esta iniciativa feita em parceria com a FPC quer mostrar como esta mobilidade de equipas pode ser transportada para o contexto familiar: “as primeiras iniciativas acontecerem ainda no início de 2020, mas só foram retomadas no ano passado [2022], onde percorremos o país de norte a sul”.

E como se realiza esta ação? “Para cada dia de ação serão abertas 40 vagas, divididas em dois turnos, para que todos os participantes possam aprender a andar de bicicleta com o apoio dos técnicos devidamente habilitados da Federação Portuguesa de Ciclismo. No local, estarão disponíveis pistas insufláveis de iniciação, bicicletas e restante equipamento, que vão permitir criar um ambiente descontraído e favorável à aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas básicas de domínio da bicicleta, num período delimitado, seguro e sem tráfego”.

“Esta iniciativa pretende ainda sensibilizar para a mobilidade em bicicleta, o meio de transporte de eleição para tornar as cidades mais sustentáveis”

Esta atividade passará por 40 localidades em todo o país, sendo que Loures foi a cidade escolhida para o arranque, no passado mês de março. Entre os locais que vão acolher a a ação até outubro está Cascais, Braga, Évora, Viseu, Porto, Vila Real, Lisboa e Faro: “este é um evento aberto a pessoas de todas as idades, crianças e adultos, que tenham vontade e interesse em aprender a andar de bicicleta”, reforça o responsável, acrescentando que “não há idade para aprender” e que é “extremamente gratificante ver a felicidade de pais e filhos”.

A verdade é que, atualmente, muitas crianças que vivem em centros urbanos não sabem andar de bicicleta, porque não têm condições ou disponibilidade dos pais: “aprender a andar de bicicleta é uma memória que nunca se esquece e queremos oferecer esta experiência a todos, crianças e adultos, para que possam vivenciar as cidades de uma forma mais ativa, saudável e sustentável”, afirma João Freitas.

A ligação da Cofidis ao Ciclismo

A empresa apoia a modalidade há mais de 25 anos, através da criação da sua equipa profissional, em 2010, e da ajuda em tornar a atividade mais inclusiva e diversa: “foi pioneira na formação de uma equipa feminina de ciclismo, que foi apresentada no início deste ano, e que tem como objetivo promover o espírito competitivo entre as atletas femininas”.

O compromisso com a sustentabilidade

A Cofidis pretende ir mais além desta ação de mobilidade sustentável, contando ainda com as talks de sustentabilidade, as “CofiBreak: uma pausa para falar de sustentabilidade”, onde são convidados especialistas para falar de temáticas relacionadas, que decorrem no auditório da sede e são abertas à comunidade, sendo também transmitidas nas redes sociais da empresa.

Ainda este ano serão anunciados mais projetos, na “ambição de estarmos mais próximos e sermos mais relevantes na vida dos consumidores”, conclui o responsável.

Por: redação Ambiente Magazine