Pesca reúne amanhã com a Ministra da Agricultura e do Mar para discutir a situação do stock de sardinha ibérica

Pesca reúne amanhã com a Ministra da Agricultura e do Mar para discutir a situação do stock de sardinha ibérica

A Plataforma de Organizações Não Governamentais para a Pesca (PONG-Pesca) reúne hoje com a Ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, para discutir a situação do stock de sardinha ibérica.

“Enquanto Organizações Não Governamentais de ambiente, que representam a sociedade civil, não podemos deixar de estar preocupados com a situação atual e com as previsões que têm sido adiantadas para o futuro próximo. Assim, gostaríamos de colaborar na procura de soluções que permitam a sustentabilidade desta pescaria a longo prazo, em todas as suas vertentes social, económica e ambienta”, avança a PONG-Pesca em comunicado enviado à imprensa.

Na reunião, que irá decorrer esta tarde, a PONG-Pesca pretende chamar a atenção do governo para a necessidade “urgente” de serem tomadas decisões que favoreçam a sustentabilidade desta pescaria e solicitar esclarecimentos sobre os problemas com os resultados do ICES (CIEM – Conselho Internacional para a Exploração do Mar), que têm gerado críticas por parte de membros do governo, autarcas e representantes do setor pesqueiro que colocam em causa a fundamentação científica desta recomendação e, mesmo, a isenção da instituição que a emitiu.

Recorde-se que, no passado dia 16 de julho, o ICES publicou o parecer sobre as possibilidades de captura de sardinha no mar cantábrico e águas da Península Ibérica para 2016, em que é recomendado que estas sejam inferiores a 1587 toneladas (cerca de 10% da quota definida para 2015).