Petição pública quer instituir Dia Nacional ao Ar Livre para sermos mais felizes na natureza

Esta petição pública está a ser impulsionada pela Terra Nostra, que se associa à causa como “pioneira na defesa do bem-estar animal, humano e ambiental, inspirada pelas suas Vacas Felizes, que vivem 365 dias por ano ao ar livre nos Açores”.

Desta forma, a tentativa de instituir o Dia Nacional ao Ar Livre passa por “sensibilizar a sociedade em si e alertar para o tema da saúde mental e impacto da natureza no nosso bem-estar para aumentar os índices de felicidade”, visto que o nosso país caiu no ranking da felicidade, estando no 60.º lugar no World Happiness Report 2025.

Além disso, sete em cada dez portugueses usam redes sociais diariamente e, entre os jovens, 60% passam quatro ou mais horas por dia online. Este estilo de vida está a deixar marcas: quase 20% da população apresenta sintomas de ansiedade ou depressão.

“Cada um de nós nasceu para ser feliz e a natureza mostra como. Cada momento ao ar livre é um convite para respirar, sentir e reconectar com a essência da vida. A ciência confirma que o contacto com a natureza reduz stress, fortalece a mente e desperta emoções profundas”, afirma a psicóloga Vera de Melo.

Assine a petição aqui.