PEV propõe Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para Lisboa

by Cristiana Macedo | 25 Janeiro 2021 16:10

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa de dia 26 de janeiro, irá defender que sejam tomadas as “diligências necessárias e adequadas” para a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho de Lisboa.

Em comunicado, o partido alerta dá conta de que a “poluição do ar” e os “problemas relacionados com a mobilidade urbana” são, hoje, uma das grandes preocupações dos cidadãos europeus, pelo que “a generalidade dos países têm vindo a implementar gradualmente a obrigatoriedade de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável ou Planos de Mobilidade e Transportes”.

De acordo com Os Verdes, antes da pandemia de Covid-19, entravam 370 mil veículos diariamente na capital portuguesa, agravando os problemas relacionados com os congestionamentos, a qualidade do ar e a poluição sonora provocados pelo intenso trânsito rodoviário.

Deste modo, o partido atenta na necessidade de se elaborar, com a maior celeridade, os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável a nível local, sendo que a cidade de Lisboa é a única capital dos países do sul da Europa que não possui qualquer Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, lê-se no comunicado.

Assim, através da proposta, o PEV recomenda à Câmara Municipal de Lisboa que, no curto prazo, desenvolva e elabore um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho de Lisboa e que mantenha a Assembleia Municipal informada de todas as diligências realizadas no âmbito desta matéria.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/pev-propoe-plano-municipal-de-mobilidade-urbana-sustentavel-para-lisboa/