Phenix App reforça combate ao desperdício no Porto

Phenix App reforça combate ao desperdício no Porto

A Phenix Portugal inicia o ano de 2020 com um reforço da sua presença no Porto, após o lançamento nacional da sua aplicação anti-desperdício alimentar e não alimentar, em outubro de 2019. Após a chegada à cidade “Invicta”, no final de novembro de 2019, com 15 lojas parceiras, o “sucesso que a aplicação tem obtido, permitiu trazer novas lojas e alargar os horizontes do combate ao desperdício a toda a cidade do Porto”, refere a empresa em comunicado.

Atualmente, encontram-se mais de 50 lojas parceiras na Phenix App, entre as quais podemos destacar A Masseira, o Chá das Cinco, as lojas do grupo BB Gourmet, as lojas do Grupo Celeste, o Lazy Breakfast Club, La Maison Du Chocolat Belge, a Say Cheese, o The Happy Nest, o NOSHI Coffee entre muitas outras ofertas. A aposta do comércio tradicional do Porto, no combate ao desperdício é assim uma preocupação bastante visível, com esta adesão à aplicação.

Sendo este um problema transversal a todos os setores económicos de sociedade, a não podia ficar de fora do combate ao desperdício, o mercado mais emblemático do Porto: o Bolhão. Para isso a Phenix aliou-se a diversas “bancas” do mercado mais emblemático da cidade, ajudando também o comércio tradicional, não só a combater o desperdício, como a aliar-se às novas tecnologias, para prosperar, face à concorrência das lojas que já fazem uso das redes sociais e outros meios de comunicação impactantes.

Neste sentido a Phenix Portugal oferece uma dupla possibilidade a estes comerciantes isolados dentro de um mercado e, por vezes afastados desta nova realidade digital, a de: “reduzirem o seu desperdício e darem-se a conhecer a um público mais amplo”.

Outra das prioridades para 2020, será o reforço do combate ao desperdício não alimentar, oferecendo a possibilidade a mais lojas fora do setor alimentar, de venderem os seus excedentes através da aplicação. No Porto, contam-se para já duas floristas.

A aplicação, que está disponível gratuitamente para Android e IOS, funciona de um modo muito simples: Os comerciantes aderentes colocam os seus excedentes diários à venda, sob a forma de cabazes, com uma descrição do seu conteúdo. Os descontos chegam geralmente aos 50%, permitindo ao utilizador salvar esses alimentos do desperdício, efectuando ainda uma poupança significativa. Os pagamentos são feitos diretamente na aplicação, e os cabazes podem ser levantados nas lojas, dentro do horário proposto pelos comerciantes. Na sua área pessoal, o utilizador consegue perceber quanto dinheiro já poupou com a Phenix App e quantos quilogramas de CO2 já evitou que fossem emitidos para a atmosfera, graças às suas compras. A aplicação recompensa ainda todas compras efectuadas: 5% do valor de cada compra é devolvida ao utilizador, sem excepção, para ser usado em compras futuras.

A Phenix pretende assim incentivar o combate ao desperdício. Para já disponível em Lisboa, Porto e Cascais, a Phenix App, ambiciona solidificar a sua presença nestas 3 cidades e, a partir daí, espalhar o combate ao desperdício alimentar por todo o país. Contando já com mais de 11 000 utilizadores e cerca de 100 lojas parceiras, só em Portugal, é objetivo definido para 2020, continuar a reforçar estes números.

Foto cedida pela Phenix Portugal