“Phenix Kitchen” desafia a comunidade a criar e apresentar uma receita original com base no zero desperdício

“Phenix Kitchen” desafia a comunidade a criar e apresentar uma receita original com base no zero desperdício

A Phenix quer descobrir e dar a conhecer os melhores cozinheiros “zero desperdício” de Portugal. Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, comemorado esta quarta-feira, 29 de setembro, a marca lança a “Phenix Kitchen”, uma iniciativa que desafia a comunidade a desenvolver e partilhar receitas que tenham como foco o reaproveitamento de alimentos e o uso sustentável de ingredientes.

Até dia 23 de outubro, os participantes deverão criar e apresentar uma receita original e criativa, tirando partido, por exemplo, de sobras de refeições anteriores ou de partes dos ingredientes que, de outra forma, seriam desperdiçadas. Segundo a Phenix, as participações devem incluir uma fotografia do prato, bem como o nome do mesmo e uma descrição que destaque o que é que torna a receita “zero desperdício”. Após uma primeira fase de seleção interna das propostas mais interessantes e criativas, o destino dos participantes decidir-se-á na página de Instagram da Phenix, onde as várias receitas serão sujeitas à apreciação da comunidade da marca.

O autor da receita “zero desperdício” vencedora será anunciado pela marca a 12 de novembro e tornar-se-á o protagonista do primeiro episódio da “Phenix Kitchen”, assumindo o papel de chef desta cozinha durante um ano. Para além disso, vai poder usufruir gratuitamente de cabazes anti desperdício, através da app da Phenix, que disponibiliza alimentos e refeições de qualidade, de uma rede de parceiros que conta já com mais de 700 estabelecimentos aderentes.

“Queremos trabalhar cada vez mais em conjunto com a nossa comunidade e incentivar todos aqueles que se identificam com a causa do combate ao desperdício a contribuírem ativamente com as suas ideias e criações. Esta é uma luta que é de todos e, com a “Phenix Kitchen”, pretendemos dar voz e visibilidade a quem nos acompanha nesta missão”, explica Frederico Venâncio, diretor-geral da Phenix Portugal.

A aplicação anti desperdício da Phenix chegou a Portugal em outubro de 2019 e está disponível nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto, Braga e Aveiro. Conta, atualmente, com mais de 185 mil utilizadores e já permitiu salvar o equivalente a mais de 220 mil refeições.

O regulamento completo do concurso “Phenix Kitchen” pode ser consultado aqui. As participações devem ser submetidas até 23 de outubro, através do e-mail: phenixkitchen@wearephenix.com.