Pingo Doce lança detergente com embalagem de plástico dos oceanos

Pingo Doce lança detergente com embalagem de plástico dos oceanos

O Pingo Doce lança amanhã (8 de junho) Dia Mundial dos Oceanos, um detergente de loiça com uma embalagem que “incorpora plástico proveniente do meio marinho”, recolhido pela Waste Free Oceans (WFO). O grupo explica em comunicado que a embalagem do “Detergente Concentrado Oceano Ultra Pro” é feita com 11% de resíduos marinhos, sendo os restantes 89% provenientes de plástico reciclado pós-consumo. Esta embalagem segue, desta forma, os princípios da economia circular.

Segundo Fernando Ventura, “a garrafa do detergente foi desenhada para ser 100% reciclável, facilitando a sua transformação em novos materiais depois de ser utilizada. Por outro lado, a sua composição é proveniente em 89% de plástico PET reciclado pós-consumo”. O diretor de eficiência e inovação ambiental acrescenta que esta ação vai “promover o mercado da valorização e reciclagem de plástico, evitando que este seja tratado como um resíduo indiferenciao e actuando a montante do problema da poluição por plástico. Os restantes 11% são recolhidos no meio marinho, reduzindo a poluição por plástico nos mares e oceanos”.

Esta é mais uma iniciativa do Pingo Doce em prol da preservação ambiental. Um dos projectos mais significativos nesta área, é o projecto de ecodesign de embalagens, que permitiu a redução, desde 2011, de mais de 15 mil toneladas de materiais de embalagens, sobretudo cartão, plástico e vidro. Ao mesmo tempo evitou-se a emissão de 2.800 toneladas de CO2 associada ao transporte.