Pingo Doce lança sistema de reenchimento de garrafas de água

Pingo Doce lança sistema de reenchimento de garrafas de água

Categoria Ambiente, Home, Resíduos

O Pingo Doce acaba de lançar um sistema de reenchimento de garrafas de água, através de um dispensador de água purificada. Para já, este serviço está disponível em três lojas de Lisboa — Alvalade, Galhardas e Expo Norte.

Com o mote “Poupe em água de qualidade, enquanto ajuda o planeta”, o serviço é disponibilizado através de uma dispensadora de água canalizada, a qual passa por um processo de purificação no interior da estação.

Para usufruir do serviço, o consumidor precisará de adquirir uma garrafa ECO com capacidade de três litros, a qual tem o custo de um euro. Na primeira compra, o enchimento não tem custos associados. Os reenchimentos seguintes passam a ter um custo de 18 cêntimos por garrafa, saindo o preço por litro a 6 cêntimos.

Além de serem reutilizáveis, as garrafas têm um filtro UV para protecção da luz e também para garantir a manutenção das propriedades da água. São ergonómicas e ecológicas, dado que a sua utilização contribuirá para a diminuição dos resíduos não biodegradáveis do planeta.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto de ecodesign de embalagens do Pingo Doce, criado em 2009 com o objetivo de reduzir os impactes ambientais associados às embalagens dos produtos de marca própria. Eliminar materiais desnecessários, reduzir o peso, substituir materiais por outros com menor impacto e promover a reciclabilidade das embalagens, são algumas das ações dinamizadas neste âmbito.

Em 2017, através do projecto de ecodesign de embalagens foram evitadas 2495 toneladas de materiais de embalagens, sobretudo plásticos, cartão e vidro.