Pingo Doce reduz 15 mil toneladas de matérias de embalagens

Pingo Doce reduz 15 mil toneladas de matérias de embalagens

Desde 2011, o Pingo Doce já reduziu mais de 15 mil toneladas de materiais de embalagens dos seus produtos de marca própria, através do projecto de ecodesign. Esta é a mensagem de uma campanha que arranca hoje na televisão, na Internet, nos folhetos Pingo Doce e nas próprias lojas.

No total, o projecto de ecodesign de embalagens já abrangeu, entre 2011 e 2017, mais de 200 produtos, o que permitiu uma poupança anual superior a 2000 toneladas de materiais de embalagem, sobretudo plásticos, cartão e vidro. Ao mesmo tempo, foi evitada a emissão de mais de 2500 toneladas de CO2.

“Através deste projecto, em curso há já alguns anos, procuramos reduzir o consumo de recursos naturais e promover a reciclagem dos materiais de embalagem, diminuindo a pressão sobre os ecossistemas e produzindo embalagens mais amigas do ambiente”, explica Fernando Ventura, responsável pelos Projectos de Eficiência & Inovação Ambiental do Grupo Jerónimo Martins.

Além da melhoria das embalagens já existentes, o projecto de ecodesign incide também sobre as embalagens dos novos produtos que passarão, até 2022, a cumprir obrigatoriamente rigorosos critérios ambientais. Por exemplo, todo o cartão para alimentos líquidos dos produtos Pingo Doce deverá ter a certificação FSC, PEFC, SFI ou equivalente, que assegura que o material provem de florestas geridas de forma responsável. Ao nível das embalagens de plástico, o objectivo é que, a curto/médio prazo, 100% das embalagens sejam recicláveis.

A campanha, que arrancou no dia 26 de setembro, foi desenvolvida pela BBDO e estará no ar durante o mês de outubro. Mais informação sobre a campanha e os produtos abrangidos pelo ecodesign de embalagens pode ser consultada em: https://www.pingodoce.pt/campanhas/ecodesign-embalagens/.