Pinheiro Bombeiro está de regresso e conta com mais parceiros

Pinheiro Bombeiro está de regresso e conta com mais parceiros

O movimento #pinheirobombeiro está de volta para iluminar o Natal das famílias portuguesas e regressa com a missão de ajudar ainda mais os Bombeiros Voluntários Portugueses num ano particularmente difícil. A Rnters, startup portuguesa responsável pelo movimento, informa em comunicado que, através da plataforma já é possível dar uma segunda vida a pinheiros que foram cortados para limpar as matas e prevenir incêndios.

À semelhança das últimas edições, por cada pinheiro alugado, cinco euros revertem para a compra de material profissional para apoiar mais de 20 mil Bombeiros Voluntários que em 2020 combateram cerca de 9.500 incêndios rurais e ainda se mantiveram na linha da frente no combate ao Covid-19, prestando 85% do serviço de emergência hospitalar.

Pela primeira vez, a campanha terá abrangência nacional. Com o apoio da Galp, vai ser possível abraçar esta causa em todo o país, através da compra de conjuntos de enfeites solidários, que estarão à venda em
dezenas de postos de combustível, de Norte a Sul de Portugal. Os enfeites #pinheirobombeiro são sustentáveis, feitos em madeira, e podem ser adquiridos por cinco euros, sendo que um euro reverte a favor da mesma causa.

De acordo com a Rnters, este ano “os pinheiros vão poder ser alugados em mais geografias do país e não apenas em Lisboa ou Porto”. Com a colaboração do Grupo Lizauto, os pinheiros já chegaram a Leiria, às Caldas da Rainha e a Torres Vedras.  A EDP Comercial também se juntou à causa e, por cada pinheiro alugado através do Planeta Zero, um Pinheiro Bombeiro será doado a uma instituição de solidariedade. Com esta parceria pretende-se iluminar o Natal em centenas de instituições por todo o país.

A entidade refere também que, este ano serão privilegiadas as encomendas online e as entregas ao domicílio para evitar deslocações e ajuntamentos.  No entanto, também é possível alugar Pinheiros Bombeiro presencialmente no Lx Factory em Lisboa, no posto de combustível Galp do Porto (Av. do Bessa 45) e nos stands do Grupo Lizauto em Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras. Os enfeites solidários estão à venda nos mesmos locais e em 41 postos Galp, distribuídos por todo o país

No final do aluguer do pinheiro, este pode ser devolvido à Rnters nos locais indicados na plataforma online para depois ser transformado em biomassa, fazendo com que o aluguer termine também de forma sustentável.