Pioneirismo do ISEG na área da sustentabilidade é fator diferenciador da instituição

Desde sempre que o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), através do ISEG Executive Education, tem a missão de desenvolver os profissionais e empresas, apoiando a economia nacional, através da criação de programas que promovam a mudança de mindset necessária nos executivos. É com base nesta premissa que o ISEG olha para a sustentabilidade, primeiramente, como uma necessidade do mundo e só depois dos negócios.

O ISEG Executive Education dispõe de três programas na área da Sustentabilidade: o programa executivo “Sustainability: A Corporate Journey”, desenvolvido em parceria com o GRACE e a Sair da Casca, que permite a incorporação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no modelo de negócio das organizações; a Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade, em parceria com a EDP, que se caracteriza por ser um programa estruturante, permitindo aos participantes operacionalizarem e monitorizarem uma estratégia de sustentabilidade nas organizações; e o programa executivo “Sustainable Finance: green and climate finance”, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, e que permite incorporar os desafios ambientais e climáticos nas análises de risco e desenvolver novos produtos financeiros verdes, alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Todos os programas têm um target alargado, de gestores aos responsáveis financeiros, passando por engenheiros e diretores técnicos de departamentos, pois promovem uma visão holística da sustentabilidade.

Com o foco em criar uma formação transformadora, estes programas incorporam uma dimensão prática muito acentuada, permitindo aos participantes implementar novos conhecimentos e ferramentas de forma imediata nos seus contextos profissionais. Para isso, é muito importante o equilíbrio que existe entre o know-how científico e académico do ISEG e a participação de docentes e convidados com experiência valiosa no terreno, permitindo aos participantes terem acesso a casos de estudo e às melhores práticas empresariais.

O facto de ser pioneiro no tema da sustentabilidade, quando lançou uma Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade há mais de dez anos e foi a primeira escola a ter um programa em finanças sustentáveis, faz com que a adesão a este tipo de programas seja sempre muito positiva, assistindo-se a um aumento constante da procura, com várias edições esgotadas. Apesar de se assistir a uma maior preocupação com as questões ambientais e sociais nos negócios, verifica-se que há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente na capacitação a todos os níveis das organizações, para uma implementação mais eficaz das melhores práticas. Também com isso em mente, o ISEG está a incorporar a sustentabilidade nas suas licenciaturas, no Master in Management que é totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e no ISEG MBA, de forma a cada vez desenvolver mais profissionais com um mindset e ferramentas para o desenvolvimento sustentável das organizações e economia.

Em setembro, o ISEG vai abrir a 4.ª edição do “Sustainable Finance: green and climate finance” e, em outubro, a 3.ª edição do “Sustainability: A Corporate Journey”, bem como a 12.ª edição da Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade.