Piscina municipal do Cadaval adota energia limpa

Piscina municipal do Cadaval adota energia limpa

Categoria Ambiente, Energia

Assinatura do contrato na presença da vice-presidente do município do Cadaval, Fátima Paz.

O município do Cadaval celebrou, no passado dia 20 de dezembro, um contrato com a EDP, que visa a instalação de painéis solares para autoconsumo na piscina municipal. O objetivo é reduzir a fatura da eletricidade, através da utilização de energia limpa.

Está previsto que a Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) venha a ter uma potência instalada de 20,54 quilowatts-pico (kWp), permitindo uma produção anual de mais de 31,2 megawatts-hora (MWh). Contas feitas, a medida prevê uma redução anual da fatura energética acima dos 20%. A UPAC contará, igualmente, com um sistema de gestão de consumos, de modo a monitorizar os consumos da piscina e a produção dos painéis solares fotovoltaicos.

Atualmente, o município do Cadaval tem já instalados painéis solares (térmicos) em muitas das escolas de 1.º ciclo do concelho, nomeadamente em Murteira e Alguber, assim como na Biblioteca Municipal. Além disso, está já em estudo a prossecução da apostas nas energias renováveis durante os próximos anos.

Exemplo disso é a otimização do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, no Cadaval, com possibilidade de instalação, naquele local, de um gerador eólico destinado a autoconsumo pela EB1 do Cadaval, estabelecimento de ensino localizado junto ao moinho.