“Plástico Responsável Continente” foi premiado na Semana da Responsabilidade Social

“Plástico Responsável Continente” foi premiado na Semana da Responsabilidade Social

Categoria Ambiente, Resíduos

O projeto ‘Plástico Responsável Continente’ recebeu, esta quinta-feira, o prémio de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, na 15.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e da Global Compact Network Portugal, refere a marca em comunicado.

O compromisso do uso responsável do plástico assumido pelo Continente traduz-se na antecipação, para 2025, da ambição definida pela União Europeia de, em 2030, reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Para o alcançar são diversas as iniciativas que o Continente já implementou e que permitem, atualmente, uma “poupança anual superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem” e que podem ser conhecidas na plataforma digital, refere a marca. Conscientes de que a problemática dos plásticos abrange toda a sociedade civil, de empresas a cidadãos particulares, o site foi lançado para mostrar o que o Continente tem feito, mas, também, sensibilizar e envolver os consumidores em estilos de vida mais sustentáveis.

O projeto “Plástico Responsável Continente” foi distinguido na categoria do Objetivo 12 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas até 2030: Produção e Consumo Sustentáveis.

Pedro Lago, diretor de projetos de sustentabilidade e economia circular da Sonae MC, disse, durante a cerimónia, lembrou que “necessitamos de criar um ecossistema circular para os plásticos. E para o fazer precisamos do contributo de todos. No Continente, continuamos muito empenhados na promoção de um uso mais responsável do plástico e prémios como estes motivam-nos ainda mais para continuar a fazer este caminho”.

“2020 – 2030 | A Década da Sustentabilidade” é o mote da Semana da Responsabilidade Social 2020 que, pela primeira vez, decorre online, entre 16 e 20 de novembro. O evento apela a uma ação redobrada da sociedade em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e integra também a cerimónia de entrega de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade” que já vai na sua 6ª edição.

A APEE é o Organismo de Normalização Setorial e a entidade anfitriã, em Portugal, do United Nations Global Compact, a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo.