Plástico#Zero: Escolas Profissionais Rumos Education lançam Campanha de Desplastificação

Plástico#Zero: Escolas Profissionais Rumos Education lançam Campanha de Desplastificação

A poluição causada pela acumulação de plástico nos oceanos é uma preocupação crescente ao nível da sustentabilidade ambiental, sendo uma questão com consequências cada vez mais nocivas para o Planeta. Atualmente são produzidas por ano 350 milhões de toneladas de plástico, das quais 370 toneladas dizem respeito a Portugal e 8 milhões têm, todos anos, como destino o mar.

Consciente da necessidade de reduzir a utilização do plástico no nosso dia-a-dia, a Rumos Education, subholding da Rumos Capital Group, que integra um conjunto de quatro escolas de Ensino Profissional – Escola Digital, Escola Profissional Profitecla, Escola Ruiz Costa (ERC) e a Escola Profissional de Braga (EPB), lança a Campanha de Desplastificação Plástico#Zero. O projeto irá envolver toda a Comunidade Educativa com diversas iniciativas a implementar nas escolas e que tem como objectivo diminuir o uso de plástico tanto em ambiente escolar, como sensibilizar para a adoção das mesmas medidas em casa e no dia-a-dia.

“Podemos agir com pequenos gestos do nosso dia-a-dia e porque uma garrafa de plástico demora cerca de 450 anos a degradar-se, queremos eliminar o seu uso nas nossas escolas. Estamos a implementar fontes de água onde os alunos, professores e staff podem abastecer de forma ilimitada as garrafas de alumínio que disponibilizamos a toda a Comunidade Education”, explica António Ruão, diretor-geral da Rumos Education.

O projeto Plástico#Zero tem como meta reduzir até ao final do ano letivo a utilização de 250.000 garrafas de plástico nas suas escolas. A Campanha de Desplastificação abrange um total de 10 escolas situadas em Lisboa, Porto, Matosinhos, Coimbra, Braga e Viseu (7 polos da Escola Profitecla, EPB, ERC e Escola Digital), procurando impactar um total de 3100 alunos. Além comunidade educativa, ao realizar esta iniciativa a Rumos Education tem como expectativa sensibilizar também, as comunidades onde se as escolas se encontram inseridas, nomeadamente através da mudança de comportamentos.

Das principais ações que são implementadas ao longo do tempo, a nível nacional, destacam-se a instalação de fontes de água e distribuição de garrafas de alumínio por toda a comunidade educativa. Os alunos poderão adquirir a sua garrafa de alumínio pelo preço simbólico de 2€ como forma de os co-responsabilizar neste projeto. Esta ação será acompanhada por outros projetos paralelos locais com envolvimento das turmas e cursos e dinamizadas no âmbito pedagógico e social.

“Mas não queremos ficar por aqui, pois o plástico está por todo o lado. Por isso desafiamos toda a Comunidade Educativa a desenvolver em conjunto com as nossas Escolas outros projetos de desplastificação paralelos e com dinâmicas locais que irão envolver todos os cursos em iniciativas dentro e fora de portas”, afirma António Ruão.

A iniciativa levada a cabo pela Rumos Education pretende levar a uma mudança de comportamentos, repensar os gestos do quotidiano em prol do ambiente, sensibilizando e levando a algumas alterações comportamentais na comunidade educativa e na comunidade em que cada escola se insere.