Plastics Summit termina com “Declaração de Compromisso” que envolve toda a cadeia

A Plastics Summit – Global Event 2022 decorreu esta segunda-feira, 17 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa, envolvendo toda a cadeia de valor dos plásticos e os principais stakeholders do setor, bem como representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, e ciência, numa série de painéis de debate onde se partilharam ideias, diferentes visões e soluções abrangentes de forma a promover a consciencialização da cidadania climática.

O evento, organizado pela Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) com o apoio das suas congéneres de Espanha (ANAIP), Brasil (ABIPLAST/ABIEF) e México (ANIPAC) mais de trinta oradores, nacionais e internacionais, ligados ao setor e às questões ambientais no debate sobre o aumento da sustentabilidade em toda a cadeia de valor dos plásticos. A assistir a estes debates estiveram mais de mil pessoas.

“O Plastics Summit Global Event 2022 foi um verdadeiro sucesso na afirmação do setor dos plásticos enquanto elemento-chave no processo para a descarbonização, regulamentação ambiental e na promoção da saúde planetária”, declara Pedro Paes do Amaral, executive firector do Plastics Summit Global Event, e vice-presidente executivo da APIP, citado num comunicado.

De acordo com a organização, o evento permitiu sinalizar Lisboa e Portugal como o local onde foi realizada a “maior conferência do mundo ao nível da sustentabilidade dos plásticos”, com a participação de “mais de mil participantes”, incluindo “stakeholders” de toda a cadeia de valor do setor, bem como representantes da sociedade civil, ciência e inovação e poder político. “Foi possível neste evento obter convergência entre as diferentes visões e apresentar soluções abrangentes, que irão permitir criar um futuro mais circular e sustentável, onde os plásticos serão parte integrante da solução”, lê-se num comunicado, divulgado à imprensa.

Da cimeira internacional resultou também uma “Declaração de Compromisso” que contou com o envolvimento de mais de 80 “stakeholders”. Esta declaração apresenta um “conjunto de recomendações, compromissos e estratégias de ação na área legislativa dos produtos, no combate à poluição dos oceanos, rotulagem ambiental, neutralidade carbónica e combate às alterações climáticas”, refere a organização.

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques e do secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba e secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, no encerramento.