Plataforma da Mobilidade Escolar: A aposta para um futuro mais verde e sustentável

Em 2011, 47% dos movimentos casa-escola em Portugal eram realizados em transporte individual, percentagem que subiu para 51% em 2021 sendo este um dos motivos pelo qual só raramente se veem crianças a andar sozinhas na rua e uma em cada três crianças portuguesas apresenta excesso de peso, fruto de hábitos sedentários.

Na TIS – Transportes, Inovação e Sistemas, acreditamos que as crianças e os jovens podem realizar o percurso casa-escola de forma autónoma, ativa e segura e que, na maior parte dos casos, os pais não precisam ser o “serviço de transportes” dos filhos. Estamos comprometidos em criar soluções onde a mobilidade escolar não só beneficia os mais jovens (tornando-os mais ativos, despertos e saudáveis), mas também facilita a vida dos pais, melhorando simultaneamente, o bem-estar da sociedade como um todo.

Para ajudar a criar esta realidade, desenvolvemos a Plataforma da Mobilidade Escolar, a qual tem como objetivo ajudar as autarquias e as escolas a identificar o potencial de mudança para modos de transporte mais sustentáveis e as áreas em que a intervenção deve ser prioritária. Ao trabalhar em estreita colaboração com as autarquias, estamos a contribuir para a mudança, ajudando a construir soluções individuais adaptadas às necessidades únicas de cada escola, monitorizando a sua implementação e avaliando os resultados.

De forma sumária, a Plataforma da Mobilidade Escolar tem como objetivos apoiar as autarquias e as escolas a:

  • CONHECER de forma quantificada os padrões de mobilidade dos alunos e a determinar os aspetos que devem ser alterados para que seja possível uma maior utilização dos modos sustentáveis;
  • IDENTIFICAR soluções que melhor se adequam às necessidades dos alunos de cada escola, facilitando o estabelecimento de um programa de intervenção;
  • ADQUIRIR a informação necessária para intervir na envolvente da escola e resolver os constrangimentos apontados pelos encarregados de educação e alunos.
  • QUANTIFICAR os custos estimados associados à adoção das soluções.
  • MONITORIZAR a evolução da repartição modal, os custos com a mobilidade escolar e o nível de satisfação dos encarregados de educação e alunos.

A nossa missão é contribuir para que as autarquias proporcionem às crianças e aos jovens, aos pais e à sociedade em geral, a possibilidade de um futuro mais verde e sustentável. Está na hora de transformar a mobilidade escolar!

*Este texto é da responsabilidade da TIS – Transportes, Inovação e Sistemas e foi publicado na edição 102 da Ambiente Magazine.