A Plataforma ODSlocal, iniciativa de mobilização para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, apresenta as principais novidades na edição deste ano que reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a educação ambiental.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira a nível mundial, apoiada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 138 municípios de todo o país e mapeados mais de 1.903 projetos locais desenvolvidos por vários tipos de entidades e 5.270 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias, o que demostra o compromisso em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária, para cumprirem os 17 ODS propostos pela ONU.
Na edição de 2025, os Prémios ODSlocal dedicados a Projetos Locais em prol da sustentabilidade destacam a importância da Educação Ambiental e criam uma nova categoria, em parceria com a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. O Prémio de Projetos Locais de Educação Ambiental visa reconhecer projetos educativos de Educação Ambiental que sejam inspiradores e que estejam mapeados no Portal ODSlocal, bem como sejam desenvolvidos por instituições educativas que envolvem crianças e jovens até ao 12º ano.
Outra das novidades na edição deste ano é o lançamento de novos indicadores de monitorização baseados em Sistemas de Observação da Terra na Plataforma ODSlocal, uma inovação abordada no relatório técnico “Observação da Terra para os ODS”. Estes indicadores – que abrangem áreas como qualidade do ar, ocupação do solo, ecossistemas aquáticos e vegetação – permitirão uma observação mais rigorosa e contínua das dinâmicas ambientais nos municípios e regiões de Portugal. A implementação destes indicadores ampliará de forma significativa a análise do progresso em relação aos ODS, reforçando o papel da Plataforma ODSlocal na tomada de decisão, na investigação e na participação dos cidadãos.
A Plataforma ODSlocal anuncia ainda o novo visualizador de informações, uma ferramenta inovadora e interativa que permite explorar dados sobre os ODS, metas e indicadores, em todo o território nacional. Este visualizador permitirá também uma análise comparativa e evolutiva do progresso local rumo aos ODS, promovendo maior transparência e acesso à informação essencial para o desenvolvimento sustentável do país.
No âmbito das inovações tecnológicas, a Plataforma ODSlocal destaca também o novo Relatório Automático Detalhado, mais uma ferramenta inovadora de análise do progresso dos ODS. Esta ferramenta permite sistematizar todos os dados disponíveis no portal ODSlocal para todos os ODS, oferecendo uma base sólida para a elaboração de documentos estratégicos, como os Relatórios Voluntários Locais (VLR), reforçando o apoio à decisão e a monitorização do desenvolvimento sustentável a nível local.
Estas inovações vão estar em destaque na Conferência ODSlocal 2025 “Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos”, no dia 21 de novembro, no Cadaval, onde serão também galardoadas as diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.
Na categoria “Boas Práticas Municipais” serão entregues Selos ODSlocal aos municípios que mais se destacaram neste domínio.
Na categoria “Projetos” serão atribuídos Prémios ODSlocal a iniciativas de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradoras e com um elevado potencial de replicabilidade. Aos vencedores será atribuído um apoio monetário individual, concedido através do patrocínio da Sociedade Ponto Verde (domínio Planeta), Hovione (domínio Pessoas), Fidelidade Seguros (domínio Prosperidade), ValorSul (nova categoria de Educação Ambiental) e da EGF (que patrocina a nova categoria de Educação Ambiental).
Será também atribuído o galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal”, que visa distinguir personalidades que contribuíram de forma particularmente relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A inscrição na conferência é gratuita e pode ser feita aqui.








































