PO SEUR financia projetos de prevenção de risco de cheias no valor de 86 milhões de euros

PO SEUR financia projetos de prevenção de risco de cheias no valor de 86 milhões de euros

Foram aprovados 26 projetos que têm o objetivo de reduzir o risco de cheias e inundações de Norte a Sul do País, um investimento de 86 milhões de euros, anuncia hoje o Ministério do Ambiente em comunicado.

Os projetos “envolvem um investimento total de 86 milhões de euros e um financiamento comunitário (Fundo de Coesão) de 64 milhões de euros para intervenções de Norte ao Sul do país, nas zonas de maior risco de cheias e inundações”, lê-se no documento.

Através destes 26 projetos serão intervencionados 295 quilómetros de linhas de águas (rios e ribeiras), “prevendo-se reduzir os riscos de inundações em 89 mil hectares”, informa o Ministério do Ambiente.

O grande objetivo é reforçar a resiliência dos territórios e intervir nos sistemas hidrológicos, minimizando as vulnerabilidades e protegendo a população.

Esta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes vai presidir à cerimónia de assinatura dos termos de aceitação relativos ao Aviso para a Desobstrução, Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias, que se realiza no Centro de Alto Rendimento da Golegã.