PO SEUR lança concurso de apoio a soluções de gestão de frotas que reduzam consumos energéticos

PO SEUR lança concurso de apoio a soluções de gestão de frotas que reduzam consumos energéticos

O programa PO SEUR lançou um aviso-concurso destinado à instalação de Sistemas de Gestão de Frotas com funcionalidades de promoção da ecocondução para redução de consumos energéticos. Este concurso destina-se às empresas de transportes públicos coletivos de passageiros rodoviários. As candidaturas decorrem até às 18h do dia 26 de abril 2018.

O Aviso-Concurso foi lançado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) no passado dia 25 de janeiro e disponibiliza 3,5 milhões de euros.

Destina-se a apoiar os beneficiários elegíveis que aumentem o nível de proteção do ambiente resultante das suas atividades, através da instalação de sistemas de gestão de frotas com funcionalidades de apoio à ecocondução, visando, também, a adoção de boas práticas pelos condutores, como contributos para soluções de mobilidade urbana energeticamente mais eficientes e de maior proteção do ambiente.

As entidades beneficiárias destes financiamentos são as empresas, entidades e concessionárias de transportes públicos coletivos de passageiros rodoviários, no quadro exclusivo das respetivas missões ou obrigações de serviço público desde que detenham cumulativamente as condições previstas no ponto 4. do Aviso – Concurso, podendo as suas operações serem apoiadas até um máximo de 75% sobre as despesas elegíveis do projeto, consoante a dimensão e localização da entidade beneficiária.

O PO SEUR, no âmbito da Prioridade de Investimento onde esta iniciativa se insere, aprovou anteriormente o apoio de 46 Milhões de euros para a aquisição de 510 “Autocarros Limpos” para transporte público urbano coletivo de passageiros, dos quais 438 a gás natural comprimido e 72 elétricos, assim como a instalação de 4 postos de abastecimento a gás natural e 31 pontos de carregamento elétrico.