PO SEUR vai financiar planos de adaptação às alterações climáticas

PO SEUR vai financiar planos de adaptação às alterações climáticas

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) aprovou, com cerca de um milhão de euros, seis candidaturas no âmbito do concurso lançado em maio deste ano. Destinam-se ao planeamento e produção de informação e conhecimento em adaptação às alterações climáticas no âmbito dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão territorial celebrados com o Programa.

A comparticipação de verbas do Fundo de Coesão nestes projetos é de 816 mil euros. As comunidades intermunicipais de Alentejo Central, Baixo Alentejo, Cávado, Douro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões são as entidades beneficiárias.

As operações a financiar são planos municipais, intermunicipais e regionais de adaptação às alterações climáticas e a produção de informação e conhecimento, nomeadamente estudos, análises e cartografia. Estes investimentos inserem-se no eixo prioritário dois do PO SEUR que tem como objetivo promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

No período 2014-2020, Portugal assumiu o objetivo de reforçar as capacidades de adaptação a estas alterações, contribuindo para o desenvolvimento da estratégia nacional definida neste domínio. Os investimentos cofinanciados pelo PO SEUR nesta área de intervenção são efetuados numa perspetiva mais transversal de planeamento, conhecimento, monitorização, comunicação e sensibilização.