Politécnico de Leiria assinala Mês do Mar com várias atividades

Politécnico de Leiria assinala Mês do Mar com várias atividades

Categoria Advisor, Agenda

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, numa parceria alargada a múltiplas entidades, liderada pela Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade. Através da dinamização de palestras, workshops, conferências, ações de limpeza, exposições, entre outras atividades, ao longo de todo o mês de novembro, a ESTM pretende fomentar a difusão de conhecimento, aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar, lê-se numa nota.

A iniciativa é dinamizada no âmbito do Dia Nacional do Mar, comemorado anualmente a 16 de novembro. A ESTM conta com a colaboração de vários parceiros para a promoção de um conjunto de iniciativas assente em quatro áreas temáticas. “Ecologia e Sustentabilidade” foi o tema desta primeira semana, com a promoção do Congresso Reservas da Biosfera como Laboratórios de Sustentabilidade, que decorreu no dia 3 de novembro, e de várias apresentações sobre a temática da semana, no dia 4.

“Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo” é a temática em destaque na próxima semana, onde vão realizar-se apresentações do MARE de Ciência e visitas guiadas ao CETEMARES do Politécnico de Leiria (8 de novembro), bem como distintas apresentações sobre o tema da semana.

Segue-se a semana três sob o mote “Economia do Mar”, com apresentações sobre o tema no dia 15 de novembro e a realização da Expo Fish, numa organização da DOCAPESCA com o apoio do Politécnico de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro. O Mês do Mar termina com uma semana dedicada à “Sociedade Azul”, com o evento TECPESCAS – IPMA (23 de novembro), apresentações sobre a temática da semana (24 de novembro), uma visita guiada e um workshop no Clube Naval de Peniche (27 de novembro) e a realização de limpezas subaquáticas na zona portuária (28 de novembro).

Além destas iniciativas, estão ainda a decorrer exposições permanentes durante todo o mês, nomeadamente: “Peixes by Pedro Salgado”, na sala de leitura da ESTM; “Por Nós, Mãos ao Mar!”, no átrio da ESTM; “Escultura de Lixo Marinho”, na Lota de Peniche; e “Pescadores e Aves Marinhas – Aliados por um Mar Sustentável”, também na Lota de Peniche, a partir do dia 20 de novembro.

O programa do Mês do Mar 2021, cujas iniciativas são de acesso livre, enquadra-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 “Proteção da Vida Marinha”, decorrendo em plena Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proclamada pelas Nações Unidas em 2017.