Politécnico de Leiria representa Portugal em Espanha com a reserva das Berlengas

by Redação Ambiente Magazine | 6 Setembro 2017 15:02

O Politécnico de Leiria é um dos participantes de Portugal na reunião que junta em Castellet, Barcelona, os representantes das Reservas da Biosfera da UNESCO de 15 países da bacia do Mediterrâneo, até 7 de setembro. A Reserva da Biosfera das Berlengas, em Peniche, com a gestão da responsabilidade do Politécnico de Leiria, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Câmara Municipal de Peniche, e a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, na Golegã, constituem a representação portuguesa nesta iniciativa internacional.

Este evento tem como objetivo definir uma estratégia comum que permita delinear modelos de redistribuição de riqueza e melhorar as condições da relação entre o Homem e o meio ambiente. Com a identificação de prioridades e das necessidades destas diferentes reservas, será apresentada uma proposta conjunta.

Citado em comunicado, Sérgio Leandro, subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, presente nesta segunda reunião de gestores de Reservas da Biosfera do Mediterrâneo, destaca que “não é o Planeta Terra que está em risco”. “O que está em risco”, prossegue, “são as condições de vida para a espécie humana no planeta Terra, daí a importância deste evento”.

Paralelamente a esta iniciativa realiza-se um encontro internacional sobre ”Sustainable Tourism in
Mediterranean Biosphere Reserves”, onde serão debatidas temáticas como a preservação da
biodiversidade e do património cultural, através do turismo sustentável, o uso eficiente dos recursos, a
proteção ambiental e as alterações climáticas, bem como as comunidades locais e produção e consumo
responsável no turismo.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/politecnico-de-leiria-representa-portugal-em-espanha-com-a-reserva-das-berlengas/