Politécnico de Setúbal discute gestão sustentável da água

Politécnico de Setúbal discute gestão sustentável da água

Categoria Advisor, Agenda

A gestão sustentável dos recursos hídricos da Península de Setúbal é o próximo tema proposto para reflexão no âmbito do ciclo de seminários promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) por ocasião das comemorações do seu 40.º aniversário.

Agendada para a próxima quarta-feira, 15 de maio, no Auditório 2 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) a iniciativa, sob o tema “Economia Circular da Água”, reúne vários especialistas que se propõem esclarecer, junto da comunidade académica e do público em geral, questões sobre o ciclo da água de abastecimento público e serviços de saneamento, com especial enfoque na qualidade de vida dos cidadãos e na proteção dos recursos hídricos da região.

A sessão de abertura, pelas 16h00, será assegurada pelo vice-presidente do IPS, João Vinagre, seguindo-se a primeira intervenção, em torno da “Evolução dos serviços de abastecimento de água e saneamento nas últimas duas décadas”, da responsabilidade de Filipe Ruivo, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Sobre a “Reutilização de águas residuais tratadas” estão previstas as intervenções de Ana Sofia Rodrigues e Rui Sequeira, da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (APA-ARH Alentejo), cabendo a Gonçalo Rodrigues, do Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio (COTR) a intervenção final, sobre “Economia Circular e Regadio”.

O seminário, que oferece vários momentos de debate, contempla ainda a inauguração, pelas 17h30, de uma exposição de posters sobre o ciclo urbano da água nos vários municípios da Península de Setúbal.

“Economia Circular da Água” é o terceiro seminário de um ciclo que se prolonga até junho, tendo como fio condutor a temática da inclusão e do desenvolvimento sustentável das sociedades, numa perspetiva de reflexão com vista à ação.