Polui-se sem controlo em Portugal

Polui-se sem controlo em Portugal

Categoria Ambiente, Resíduos

A fraude que está na origem de um dos maiores escândalos do mundo automóvel já está a ser praticada em Portugal há algum tempo, embora com outras finalidades, avança hoje o Jornal de Notícias. Há dezenas de oficinas que removem, legalmente, os filtros de partículas dos veículos a diesel como forma de evitar a sua substituição ou os elevados custos de manutenção. Esta prática não é detetada nas inspeções periódicas obrigatórias e permite a poupança de alguns milhares de euros. A isto acresce o facto de fazer aumentar, sem controlo, os níveis de poluição.

Em Portugal, a retirada do filtro de partículas (FAP), um dispositivo concebido para remover partículas diesel, e da reprogramação da centralina é feita “à descarada” em dezenas de oficinas independentes, indica, ainda, o jornal.

Pires de Lima disse, ontem, que o Governo está a trabalhar com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes para efetuar os controlos necessários para perceber se há implicação para Portugal, não só dos Volkswagen, mas de todos os que estão no mercado.