PONG-Pesca assinala Dia Mundial dos Oceanos com atividades e arraial

PONG-Pesca assinala Dia Mundial dos Oceanos com atividades e arraial

Categoria Advisor, Agenda

O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se amanhã, dia 8 de junho e a PONG-Pesca não vai deixar passar o dia sem comemorar. Durante a tarde, a Plataforma irá dinamizar uma atividade na Praça do Comércio, convidando os interessados a “girar uma grande agulha de marear” de modo a chamar a atenção para a “urgência de acabar com a sobrepesca a nível da União Europeia (UE)”. Ao final da tarde, irá lançar os “Sábados do Carapau” no Arraial Composto, uma das iniciativas sustentáveis da Associação Renovar a Mouraria, em que a espécie consumida será o carapau, no sentido de “promover a diversificação do consumo de peixe” durante as Festas Populares.

Rita Sá da PONG-Pesca afirma que é “urgente promover espécies que estão a ser capturadas dentro dos limites biológicos de segurança e que têm planos de gestão implementados que garantem a sustentabilidade dos stocks a longo prazo, como é o caso do carapau”. O Dia Mundial dos Oceanos é para a responsável o “dia ideal para lançarmos iniciativas que procuram alternativas que sejam melhores para a natureza e para as pessoas. E por que não criar a tradição de comer carapau nos Santos Populares?”.

As ações que marcam o Dia Mundial dos Oceanos contam com o envolvimento e apoio da Docapesca – Portos e Lotas, SA, Sesibal – Cooperativa de Pescas de Setúbal, Makro Cash & Carry Portugal, Conserveira de Lisboa, bem como a Associação Renovar a Mouraria, anfitriã do Arraial Composto, que irá decorrer no Largo da Rosa, em pleno bairro da Mouraria.

Estas e outras atividades concertadas irão decorrer durante os últimos 7 meses de 2019 em vários países da UE e pretendem aumentar a pressão sobre os decisores políticos. “As ONG esperam que que, no momento das decisões sobre as quotas, os Ministros da UE sintam a obrigação de honrar os seus compromissos e fazer o possível para regenerar os stockspesqueiros e, consequentemente, as vidas e subsistências de quem direta e indiretamente depende dos oceanos e do seu bom estado ambiental”, sublinha Ana Matias.

O Dia Mundial dos Oceanos, que tem como objetivo alertar para a importância dos oceanos nas nossas vidas, é celebrado por todo o mundo com inúmeras atividades. Juntamente com outras Organizações Não Governamentais (ONG) europeias que se uniram numa aliança para acabar com a sobrepesca nas águas da UE até 2020, a PONG-Pesca vai organizar dois eventos que assinalam este importante dia.