PONG-Pesca promove ciclo de webinars dedicado ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

PONG-Pesca promove ciclo de webinars dedicado ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

Categoria Advisor, Agenda

A PONG-Pesca – Plataforma de ONG portuguesas sobre a pesca está a organizar um ciclo de seminários online gratuitos, onde será discutido o enquadramento do futuro Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que irá vigorar entre 2021 e 2027.

De acordo com esta plataforma, o ciclo de webinars é de “particular importância” numa altura em que as instituições europeias se encontram a “discutir qual será o futuro enquadramento do FEAMP para o período 2021-2027”. A PONG-Pesca salienta que o FEAMP será constituído por “6 mil milhões de euros provenientes de fundos públicos e que irá ser responsável pela proteção dos nossos oceanos e pela salvaguarda do ambiente marinho através da gestão sustentável dos recursos, apoiando a subsistência das comunidades costeiras”.

Este fundo será decisivo no “combate à crise da biodiversidade e urgência climática, uma vez que os oceanos são um dos principais aliados no combate às alterações climáticas, atuando como sumidouros de carbono e ajudando a mitigar os impactos provenientes das mesmas”. Deste modo, é necessário que “uma percentagem significativa dos fundos do FEAMP seja aplicada na preservação e recuperação dos ecossistemas marinhos e no apoio a atividades menos impactantes”, refere a plataforma.

Para dar voz e espaço à participação e discussão públicas, estes seminários online vão decorrer ao longo de 7 semanas, às quartas-feiras, entre as 14:00 e as 15:00 (hora de Portugal continental). Cada webinar vai iniciar-se com a intervenção de um orador convidado, a que se seguirá uma sessão de perguntas e respostas, em que toda a audiência será convidada a participar.

Este ciclo terá início no dia 25 de março, às 14:00, com a participação de Elisa Roller, diretora de Unidade na Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia. A partir desta data, um eurodeputado português, uma representante do setor e investigadores de áreas como a economia aplicada ao ambiente, à ecologia e à sustentabilidade serão alguns dos especialistas que darão início aos seminários.

A participação em todos os webinars é gratuita, mas encontra-se sujeita a inscrição para: pong.pesca@gmail.com de forma a receber instruções para participação.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.