“Pontes Pelo Clima” une comunidade contra a exploração de petróleo

“Pontes Pelo Clima” une comunidade contra a exploração de petróleo

No próximo domingo, dia 6 de novembro, pelas 10h30, será constituída uma Assembleia Popular na margem do rio Guadiana (lado espanhol), que, a partir das 11 horas, irá percorrer o passeio pedonal da Ponte Internacional sobre o Guadiana.

O objetivo passa por atrair para esta iniciativa cidadãos de ambos os países, num “primeiro encontro que simboliza a união dos povos e dos cidadãos de diferentes nacionalidades na defesa do planeta, no dia em que se inicia a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP22”, refere o comunicado.

Este evento coincide ainda, com a 25ª Edição de “X milhas Guadiana”, uma prova transfronteiriça que une as cidades de Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António (Portugal), numa corrida de 18 quilómetros.

No final, haverá a partilha de piquenique e uma ação de limpeza daquela área. Esta ação conta com a presença dos diversos grupos ativistas, nomeadamente, Tavira Em Transição – Movimento de Eco Cidadania, Stop Petróleo Vila do Bispo, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, Não ao Fracking – Preservar Aljezur, Mesa de la Ria, Greenpeace Espanha, Futuro Limpo, Faro em Transição, Ecologistas em Ação, Climáximo, Asmaa, Amigos de Doñana.